Atletas dos Jogos Pan-Americanos do Chile competem no Natalone
Ginásio recebeu provas de Wrestling, lutas de alto nível nos estilos greco-romano, livre e feminina
- Data: 04/10/2023 20:10
- Alterado: 04/10/2023 20:10
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: PMSJRP
Crédito:Divulgação/PMSJRP
Começou na manhã desta quarta-feira, dia 4, no Ginásio de Esportes “Antônio Natalone”, em Rio Preto, as competições de luta livre que fazem parte da 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni.
A quadra foi tomada por dirigentes da Confederação Brasileira de Wrestling, entidade responsável pelo Wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre e feminina, e que acompanha de perto a competição por conta da participação de vários atletas de nível olímpico.
A campeã brasileira no estilo livre feminino, categoria 50 kg, Thalia Oliveira de Freitas, de 23 anos, que participou de um combate pela manhã como representante do município de Cubatão, está entusiasmada com o início das competições. Para ela, os Jogos Abertos do Interior são muito importantes para a sua preparação.
Thalia é uma das atletas brasileiras já classificadas para participar dos Jogos Pan-Americanos de 2023, que serão sediados na cidade de Santiago, no Chile, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro.
“Fui campeã nacional recentemente e conquistei a vaga para os Jogos Pan-Americanos no Chile. Isso pra mim é uma conquista muito grande, é como se fosse uma segunda Olimpíada. Há 7 anos que venho treinando nessa modalidade e os Jogos Abertos do Interior servem para me preparar melhor, me ajudam bastante não só para o meu condicionamento físico mas também para ver como estão os outros competidores. É a terceira vez que participo, sendo que já fui campeã por dois anos consecutivos”, informa Thalia de Freitas.
Para Flávio Cabral Neves, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, os Jogos Abertos do Interior representam um dos eventos mais importantes do calendário brasileiro, onde competem atletas que disputam os Jogos Olímpicos.
“Para nós é muito importante, aqui estão os melhores, o nível é muito alto. Com certeza os Jogos Abertos do Interior são mais fortes do que muitos campeonatos internacionais que têm por aí. Quero aproveitar para parabenizar a cidade, o governo do Estado pelo evento. Está super organizado, nível internacional”, declara o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flávio Cabral Neves.
Outro atleta classificado para os Jogos Pan-Americanos deste ano que circulava pelo ginásio Natalone a espera de mais um confronto foi Calebe Corrêa Ferreira, que participa da competição representando a cidade de Santos.
Calebe diz que os Jogos realizados em Rio Preto são uma oportunidade para fortalecer o esporte, para que ele tenha cada vez mais praticantes. “A competição ajuda a formar novos atletas e também serve de parâmetro para ver quais modalidades estão se desenvolvendo, onde é preciso investir, enfim é uma espécie de raio X do esporte no Brasil, vital para ampliar e fomentar a prática de várias categorias”.
Sobre sua classificação para o Pan-Americano, ele diz que está muito contente e ansioso. “Fiquei trabalhando para essa classificação durante 8 anos, fiquei batendo na trave até conseguir, trabalhamos duro, fizemos todo o planejamento certinho e eu acabei me classificando. Acabando aqui volto para o Rio de Janeiro para finalizar os treinos e ficar pronto para os Jogos Pan-Americanos do Chile”, diz o lutador da modalidade greco-romana, Calebe Corrêa Ferreira.