Artistas participam da 1º Exposição Nordestina de NFTs
Mostra coletiva acontece em João Pessoa-PB e contará com peças físicas e suas versões digitais, transformadas em imagens exclusivas e insubstituíveis através da tecnologia blockchain
- Data: 27/12/2022 14:12
- Alterado: 15/08/2023 12:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Obras Físicas são transformadas em NFT na 1ª exposição de NFTs do Nordeste
Crédito:Divulgação
Os colecionadores e apreciadores de artes poderão conferir de perto a 1º exposição de artistas nordestinos em NFTs (tokens não fungíveis) na cidade de João Pessoa. O evento reúne obras de artistas regionais em uma exposição coletiva inédita que contará tanto com peças físicas como digitais. O projeto, que pretende reverberar o potencial dos artistas locais no resto do mundo e colocar o Nordeste no mapa da cena NFT, é organizado pela gestora GreenGo Capital em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Para que o público vivencie essa experiência de forma virtual e visualize as imagens em NFT, foram distribuídas em toda a galeria cerca de 16 televisores que estarão fixados ao lado das obras físicas e com QR Code para acesso às plataformas online.
A mostra coletiva reúne 16 artistas plásticos de diferentes técnicas e conta com peças físicas e versões digitais, transformadas em imagens exclusivas e insubstituíveis, através da tecnologia blockchain.
O espaço é mantido através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), e está aberto para visitação do público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. no Celeiro Espaço Criativo, no bairro do Altiplano, com entrada gratuita.
Segundo o Head de Tecnologia da GreenGo, Rayan Cruz, a tecnologia blockchain traz um novo paradigma para a arte no mundo digital. “A arte segue o caminho de expansão da sociedade. Nesse contexto a tecnologia dos NFTs chega para proporcionar um novo paradigma nesse universo, trazendo o conceito de exclusividade das obras físicas para o mundo digital. É também uma oportunidade de aproximar artistas tradicionais a um novo público jovem, cada vez mais alinhado a nova economia digital.”
NFT é a sigla para Non-Fungible Token, ou token não fungível. Um ativo digital que é criado por uma tecnologia chamada blockchain e que serve como identidade digital de um objeto (como se fosse o nosso CPF). O NFT garante a autenticidade daquele item que passa a ser único, insubstituível e de posse exclusiva de quem a possui.
E essa imagem criptografada, através do NFT, vem revolucionando o mercado de arte digital. Diversas marcas de sucesso, como Adidas, Nike, Dolce & Gabanna, MAC, Pizza Hut, Coachella e Super Bowl, já estão adotando a tecnologia e dando características de ‘propriedade digital’ aos seus produtos.
É possível visitar a exposição com entrada gratuita até o dia 28 de Fevereiro de 2022, no Celeiro Espaço Criativo Cantor Gabriel Diniz, localizado no bairro Altiplano na capital paraibana. O endereço fica na Avenida João Cirilo da Silva, 850, João Pessoa – PB.