Artista de Santo André lança podcast para discutir a representatividade
Brasis estreia neste sábado (23) e narra a luta de classes
- Data: 21/07/2022 15:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: Márcio Soares
Podcast
Crédito:Reprodução - Redes Sociais
Uma história de resiliência, embate social e ancestralidade é que o se poderá ouvir nesta etapa do Projeto Brasis, uma áudio série em podcasts, com lançamento no Spotify, neste sábado, dia 23 de julho. O conteúdo é originário da obra literária “José Flores – um herói dos Brasis” , escrita por Márcio Soares, que é também músico, compositor, intérprete, arranjador, escritor e pós-graduando em História e Cultura Indígena e Afrodescendente. O projeto foi selecionado pelo PROAC/2021 e conta com a narração de Weba Pinheiro, cientista social, ator da Cia Arte Sem Nome e educador.
“O livro é uma ficção baseada na realidade da construção da população brasileira, na qual inseri diversas referências a autores e obras, como, por exemplo: “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro e “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.”, conta o autor, na obra ainda são citadas na perspectiva do personagem as referências musicais e de artes.
Envolvendo uma questão tão atual ao estilo ‘vidas negras importam’, o tema vem para estimular a discussão da luta de classes, o crescimento da participação social dos afrodescendentes e indígenas e a indignação revolucionária da classe trabalhadora. O objetivo do projeto é ampliar a conscientização da população sobre o assunto de maneira mais inclusiva.” Além do formato em áudio, também será possível acompanhar o conteúdo através do trabalho de um intérprete de libras, nos demais canais de divulgação”, comenta Márcio.
A série em áudio, coordenada por Danielle Agostinho, conta com trilha sonora “Brasis” também de autoria de Márcio Soares e é contextualizada em três etapas, seguindo a mesma formação do livro: Os Oliveiras, na primeira fase, seguida de Os Flores e Passado presente do futuro. Cada edição do programa conta com dois capítulos semanais, cuja duração total do seriado é de 3 meses, finalizando seus 36 capítulos.
Para quem quiser saber mais informações da história, bibliografias utilizadas e algumas etapas do processo criativo do projeto, poderá acessar o perfil do instagram @literatura_brasis com conteúdos em fotos, vídeos e lives com linguagem de sinais.
Notas sobre Márcio
Além de ser formado em música erudita (violão) pela Universidade Cruzeiro do Sul, Marcio Soares também é compositor, intérprete, arranjador, professor de arte e escritor.
O autor já se apresentou na VIII Mostra de Violão da USP/Cruzeiro do Sul, atuou como violonista no curso de canto da mesma instituição de ensino, participou do 1º Fórum de Discussão do Curso de Música ‘Reflexões sobre o fazer da música: da interpretação à produção ‘. Além disso, há mais de dez anos como profissional da música, dedica-se a apresentações nas cidades de São Paulo, Santo André e região do ABC Paulista, algumas localidades do interior paulistano, Rio de Janeiro e Paraty. Em 2016, foi seu próprio arranjador e produtor musical num repertório embasado nas canções de Chico Buarque, com as turnês “As meninas” e “Chico, o político”. Hoje, é integrante do grupo Mironga Trio e também da banda Calabar em que realiza shows pela cidade. Claro, sem falar do seu primeiro romance ‘José Flores – um herói dos Brasis’ que deu origem ao podcast.
A criação do artista
O livro, lançado em novembro de 2021 – pela editora Autografia, fala sobre a importância da cultura negra para a formação do povo brasileiro. José Flores, negro, filho de um nordestino e operário da construção civil é o personagem principal da trama. A obra, um apanhado histórico, social e antropológico, traz vários outros personagens que retratam o estilo de vida de pessoas como José. No enredo, um povo colonizado por uma cultura de dominação mental, espiritual e física, tendo por premissas a servidão e submissão. De forma quase que heroica, essa classe trabalhadora vai tentando se desprender de atos cruéis, agressivos e de injustiça social, dando exemplos de resiliência, força coletiva e potencialidades individuais.
Temas como humanidade, reinvenção, paixão, sensualidade, luta social, justiça, entre outros, podem ser conferidos na leitura e, por consequência, são retratados no projeto.
Serviço
O que: Lançamento do Podcast – Projeto Brasis
Quando: 23 de julho
Onde:
Spotify: José Flores – Um herói dos Brasis