ARTESP e concessionárias debatem violência contra a mulher, saúde e empreendedorismo
Iniciativa do Programa de Concessões Rodoviárias têm o objetivo de conscientizar a população e levar temas importantes aos usuários
- Data: 08/03/2023 10:03
- Alterado: 08/03/2023 10:03
- Autor: Redação
- Fonte: ARTESP
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é marcado por homenagens, reflexões e discussões fundamentais para a sociedade, que se estendem por todo o mês. A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as 20 operadoras que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo participam dessa discussão através de ações internas e divulgação de mensagens sobre três pilares que fazem parte de debates importantes relacionados ao sexo feminino: segurança, saúde e empreendedorismo.
“A campanha será focada na valorização feminina, vamos levar temas importantes a toda a malha viária concedida do Estado para conscientizar e alcançar ainda mais pessoas”, afirma o diretor-geral da ARTESP, Milton Persoli. Os pilares foram definidos pelo Governo do Estado e a contribuição da agência junto às concessionárias são as mensagens elaboradas para o Mês das Mulheres que serão veiculadas nos painéis eletrônicos (PMVs) espalhados pelos 11,1 mil quilômetros de rodovias sob concessão do Estado.
Mensagens diferentes ao longo do mês
O primeiro pilar que será abordado é a violência contra a mulher. De acordo com dados da Rede de Observatórios da Segurança, uma mulher morre por dia no Brasil, vítima de feminicídio. O assunto é de extrema importância e deve ser debatido e denunciado. Por isso, entre os dias 8 e 14 de março, os PMVs veicularão a seguinte mensagem:
“NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
DENUNCIE – DISQUE 180
Já de 15 a 22 de março, o foco será a saúde feminina. Durante o Mês da Mulher duas doenças presentes no universo feminino são muito abordadas, o câncer de colo do útero e a endometriose. A intenção das mensagens que serão exibidas nas rodovias é lembrar o quanto é importante para a mulher cuidar de sua saúde. A mensagem será:
“MULHER, VALORIZE SUA VIDA
CUIDE DA SUA SAÚDE
Em 2021, o número de empreendedoras caiu aproximadamente 2%, por conta da pandemia, segundo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Porém, a tendência é que o número de mulheres empreendedoras cresça nos próximos anos. Muitas delas buscam uma vida com horários mais flexíveis e lucros mais altos. A mensagem sobre o tema será exibida de 23 a 31 de março.
“MULHER EMPREENDEDORA
CONSTRÓI O PRÓPRIO CAMINHO
Apesar da mensagem ser exibida apenas nos últimos dias de março, as ações serão realizadas durante todo o mês. Mulheres terão mais informações e inscrições sobre a linha de crédito Empreenda Mulher do Banco do Povo, atreladas à qualificação com orientação do Sebrae, por meio do programa Sebrae Delas, com abertura de MEI, cursos e consultorias especializadas.
?Para mais informações o site diadamulher2023.sp.gov.br, foi desenvolvido para concentrar mais informações sobre as principais mensagens e programas para as mulheres neste mês.
Outras ações
A ARTESP exibirá em suas redes sociais, ainda, uma série de vídeos com colaboradoras que contarão um pouco de suas histórias, suas funções e áreas de atuação.
O Grupo CCR – do qual fazem parte importantes concessionárias como AutoBan, ViaOeste e SPVias -, através de parceria entre o Instituto CCR e o Empreende Aí, está com inscrições abertas para o curso gratuito “Despertando a Empreendedora”. Ele será ministrado para mil mulheres em todo o país e tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino, para quem deseja abrir o próprio negócio.
A concessionária Rodovias do Tietê, alinhada ao projeto Café na Passarela, entregará 200 rosas para mulheres que estiverem transitando nas rodovias sob sua administração.
As outras concessionárias terão ainda ações internas, com homenagens, palestras e rodas de conversa. Também trabalharão com peças nas mídias sociais, algumas delas contando a história de vida de suas colaboradoras.