Aquecedor Solar Popular reduz 50% da conta de luz em São Bernardo

Deputada estadual Ana do Carmo e vereador andreense Alemão Duarte vistoriam equipamento no Grande Alvarenga

  • Data: 24/09/2013 17:09
  • Alterado: 24/09/2013 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Aquecedor Solar Popular reduz 50% da conta de luz em São Bernardo

Crédito:

Você está em:

A instalação do aquecedor solar popular na residência do sorveteiro Antonio Bento Silva e da dona de casa Quitéria Maria da Silva, na região do Jardim Thelma, no Grande Alvarenga em São Bernardo do Campo, trouxe benefício imediato à família do casal. Pais de cinco filhos, ambos deixaram de pagar a conta mensal de R$ 180 de energia elétrica, em média. Após entrar em funcionamento, o aquecedor gerou economia de 50% no bolso do casal.

“Caiu pela metade o que pagávamos no final do mês. Esse dinheiro que agora sobra ajuda a gente a pagar outras contas”, disse Antonio Bento. O equipamento, desenvolvido pela ONG Sociedade do Sol, é ligado a uma caixa de água de 500 litros, conectada diretamente a um chuveiro da casa.

“É muito bom ver o projeto em andamento e ajudando as pessoas”, elogiou a deputada estadual Ana do Carmo, durante visita à residência de Antonio e Quitéria, ao lado do vereado de Santo André Alemão Duarte. O mandato da parlamentar é responsável pelo custeio do projeto, por meio de emenda parlamentar liberada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Foi uma experiência muito boa de vir e ver de perto o equipamento. Essa redução de gastos da família é algo que contribuiu para a questão social de forma direta. Todos vão ter uma economia considerável”, disse Alemão.

Ao todo, toda a instalação do aquecedor solar custa, em média, R$ 400, entre caixa de água e encanamento auxiliar. “Dentro de um ano já é possível cobrir o investimento feito com o aquecedor. Neste caso de Antonio Bento e da dona Quitéria, em menos tempo”, afirmou Gustavo Cherubine, coordenador do projeto e membro da Sociedade do Sol.  O “kit” do equipamento possui, além da caixa de água, tubos de PVC e placas de captação de energia solar.

Projeto Solar – a instalação do aquecedor solar popular no Jardim Thelma faz parte do Projeto Solar. Em parceria com o MOVA (Movimento de Alfabetização) e programa Mulheres Pedreiras, ambos de São Bernardo do Campo, o projeto dá andamento na instalação dos aquecedores em 90 residências de baixa renda da cidade, além de cinco creches e quatro albergues.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 24/09/2013 05:09
  • Alterado:24/09/2013 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria


Tempo em São Bernardo para amanhã
13/01


Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com muitas nuvens.

Tarde

Sol com muitas nuvens.

Noite

Noite com muitas nuvens.

Temperatura em
São Bernardo

Max: 24°C

Min: 16°C

Chuva em
São Bernardo

Probabilidade: 0%

Quantidade: 0mm

Ventos em
São Bernardo

Velocidade: 11km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados