Após pressão de pilotos, FIA confirma saída de Niels Wittich
Alemão era diretor de provas da Fórmula 1 desde 2022, mas agora será substituído por Rui Marques
- Data: 02/01/2025 12:01
- Alterado: 02/01/2025 12:01
- Autor: Redação
- Fonte: FIA
Crédito:Pixabay
FIA troca diretor de provas após pressão dos pilotos; Rui Marques assume no lugar de Niels Wittich
A reta final de temporada da Fórmula 1 está agitada dentro e fora das pistas. Recentemente, após pressão de pilotos, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) fez uma mudança no cargo de diretor de provas.
Vale destacar que as mudanças na F1 aumentam as expectativas e movimentam plataformas como a Superbet Brasil. Saiba quando apostar e quando parar.
No cargo desde 2022, o alemão Niels Wittich teve a sua saída anunciada e será substituído por Rui Marques, que estava gerenciando as corridas na Fórmula 2 e Fórmula 3.
GPDA fez reclamação à FIA
Em 2022, a FIA reformulou a função de diretores, então Niels Wittich assumiu e passou a revezar com Eduardo Freitas. Porém, o português não durou muito tempo.
Agora é a vez do alemão sair, e essa situação ganhou força após uma reclamação da Associação de Pilotos da Fórmula 1 à Federação Internacional do Automobilismo (FIA).
Um dos pontos abordados foi em relação ao uso de joias e até fiscalização de roupa íntima, Trata-se de uma regra que não é nova — criada em 2004 — mas que foi reforçada desde que Wittich assumiu o comando.
“Nossos membros são adultos e não precisam receber instruções pela mídia sobre assuntos tão triviais como o uso de joias e cuecas”, queixou-se a GPDA, em parte do comunicado.
O inglês Lewis Hamilton, que irá para a Ferrari no próximo ano, foi um dos alvos da regra, já que ele tem piercing no nariz e também usa brincos, então, ele foi obrigado a remover.
Porém, o Dr. Ian Roberts, médico-chefe da entidade, ressaltou que não era necessária a remoção, pois não existia risco de infecção, mas a Mercedes foi multada em 25 mil euros, cerca de R$ 152 mil.
Em relação às roupas íntimas, Sebastian Vettel chegou a aparecer vestindo uma cueca por cima do macacão no GP de Miami, como forma de protesto e também apoio a Hamilton, deixando claro isso em coletiva. Ele também usou três relógios e oito anéis durante a coletiva de imprensa.
FIA emite comunicado e confirma Rui Marques
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) confirmou a saída do alemão Niels Wittich após toda a repercussão e os protestos dos pilotos.
“A FIA confirma que Niels Wittich deixou seu cargo de Diretor de Corridas de F1 para buscar novas oportunidades. Niels cumpriu suas inúmeras responsabilidades como Diretor de Corridas com profissionalismo e dedicação. Agradecemos por seu compromisso e desejamos a ele o melhor para o futuro”, informou a entidade em nota.
A FIA ainda confirmou que Rui Marques assume como o novo diretor de corridas.
“Rui Marques assumirá o papel de Diretor de Corridas a partir do GP de Las Vegas. Rui traz uma vasta experiência, tendo atuado anteriormente como fiscal de pista, inspetor, comissário nacional e internacional, Diretor Adjunto de Corridas e Diretor de Corridas em vários campeonatos. Mais recentemente, ocupou o cargo de Diretor de Corridas da Fórmula 2 e Fórmula 3″, completou a nota.
Portanto, Marques já assume no próximo GP, em Las Vegas, entre os dias 21 e 24 de novembro. Restam apenas três etapas para o encerramento da temporada atual. Em 2025, o Brasil voltará a ter um piloto na F1, Gabriel Bortoleto, que acertou com a Sauber.