APAE – Mauá inova currículo pedagógico e desenvolve o projeto “Horta”
Presidente Helvio Bozzato enfativa a importância da atividade e fala também da Cozinha Experimental da entidade mauaense
- Data: 19/02/2019 09:02
- Alterado: 19/02/2019 09:02
- Autor: Redação
- Fonte: Santa Casa Mauá
Crédito:divulgação
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mauá passou a desenvolver uma nova atividade no currículo pedagógico, o Projeto “Horta”, que tem o objetivo dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos e conscientização da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo.
Segundo Helvio Bozzato, presidente da instituição, o projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano 2017 com um grupo de alunos da instituição. Com a orientação e supervisão da coordenadora pedagógica Kátia Honorato e Maria Elizabeth Fusari coordenadora técnica.
Esse projeto se inicia com a escolha de legumes e verduras que desejam plantar, momento em que todos têm o contato com a semente, ou seja, a origem do alimento plantado. Acompanham o crescimento das hortaliças com regas de água constante e quando chega a colheita, também, aprendem o cuidado que devem ter com os produtos.
Coletados os alimentos, os alunos ajudam na higienização e são convidados a experimentá-los e estimulados a consumi-los, contribuindo para uma alimentação saudável, além disso, levam para casa.
“O trabalho desde o cultivo até o preparo da alimentação representa muito mais que o simples ato de comer, principalmente as crianças e adolescentes que apresentam dificuldade de consumirem hortaliças na alimentação, comenta a coordenadora pedagógica da APAE Mauá, Kátia Honorato.
Há, também, uma cozinha experimental na APAE de Mauá, onde os alunos preparam pratos utilizando os alimentos da horta. Uma atividade que merece reconhecimento e que vem atraindo olhares curiosos dos alunos e elogios por parte dos familiares dos atendidos.