André François leva a importância do cuidado para a Estação Tatuapé da CPTM por meio de fotografias profundas e inspiradoras 

A exposição reúne imagens do novo livro do fotógrafo Nós somos porque eu sou

  • Data: 14/05/2024 08:05
  • Alterado: 14/05/2024 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM
André François leva a importância do cuidado para a Estação Tatuapé da CPTM por meio de fotografias profundas e inspiradoras 

Crédito: André François

Você está em:

Construindo narrativas individuais de membros da nossa comunidade que representam pessoas que se dedicam a cuidar do outro, a exposição reúne fotografias do décimo livro de André François: Nós somos porque eu sou. São histórias que aprofundam nosso modo de entender a importância do cuidado e de que nossas atitudes deixam uma marca, um aprendizado. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura, AF Imagens e ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Idealizado pelo fotógrafo André François, pela jornalista Paula Poleto, e pela curadora Corinne Noordenbos, o projeto tece uma narrativa subsequente à do livro Ubuntu: Eu sou porque nós somos, que fala sobre conexão humana em diferentes culturas ao redor do mundo.

Desta mesma filosofia, nasceu o Nós somos porque eu sou, onde cada história apresentada traz o poder da conexão. Conhecemos a história do pequeno André Júnior, uma criança diagnosticada com câncer que precisou deixar sua casa e família no interior do Pará para morar com a mãe, em Goiânia, em busca de tratamento. Horas de espera no hospital intercaladas com doloridos tratamentos deixam o menino debilitado, mas, ao mesmo tempo, acolhido no amor de sua mãe, que sempre traz uma palavra de alegria para o filho. Já Silas, uma criança indígena de etnia Sateré-Mawé que vive na floresta, é cuidado pelo médico e amigo Ricardo Affonso Ferreira, que consegue restabelecer sua esperança na vida com um ato simples e potente.

Oscar, médico gaúcho que viaja para o Norte do Brasil para atender comunidades indígenas duas vezes por ano, mostra que a dedicação de um profissional pode fazer diferença na vida de centenas de pessoas. Seu lema é tornar-se desnecessário o mais rápido que puder. É que, em lugares longínquos como os que Oscar visita, o acesso a uma cidade grande se torna praticamente impossível.

Mostrar este conceito pela fotografia faz dessa mensagem ainda mais universal. Cuidar é um aspecto fundamental da nossa existência e perceber a importância dele em nossas relações com certeza nos tornará uma sociedade mais humana. Uma sociedade forte é aquela que incentiva o poder individual das pessoas em ações para fortalecer aos demais.

Composta por 20 painéis, sendo 19 com mosaico de fotos e um outro com audiodescrição, a exposição traz imagens feitas em Goiás, Pará e Amazonas acompanhando o dia a dia dos personagens: uma criança em tratamento médico, comunidades indígenas que vivem em locais longínquos e com acesso urbano praticamente impossível e um jovem indígena que supera uma limitação física.

Serviço:

Exposição – Nós Somos Porque Eu Sou

Local: Estação Tatuapé da CPTM – que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM

Data: 14/05 a 13/06 Todos os dias, das 04h à 00h 

Classificação Livre e entrada mediante tarifa da estação.

Compartilhar:

  • Data: 14/05/2024 08:05
  • Alterado:14/05/2024 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados