Ana Brandão recebe rampa doada e estreada pela lenda do skate brasileiro Bob Burnquist
A lenda do skate brasileiro Bob Burnquist e o andreenses campeão mundial Giovanni Vianna estrearam a nova rampa de madeira no Parque Ana Brandão
- Data: 20/12/2023 17:12
- Alterado: 20/12/2023 17:12
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Bob Burnquist estreia a pista que doou através do Instituto Skate Cuida ao Parque Ana Brandão
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
O Parque da Juventude Ana Maria Brandão, em Santo André, recebeu na tarde desta quarta-feira (20) a doação de uma nova rampa de madeira para a prática de skateboarding, doada pela lenda desse esporte Bob Burnquist. O skate park do Ana Brandão já conta com uma pista de skate que foi berço de talentos como Giovanni Vianna, campeão mundial em 2023, e Raicca Ventura, medalha de prata no Pan-Americano de Santiago, que também participaram da inauguração da mini ramp.
O prefeito Paulo Serra esteve presente no evento de entrega, aproveitando a oportunidade para agradecer a comunidade que utiliza, zela e até investem na pista e falar da importância de receber um ídolo do esporte para incentivar sua prática: “Hoje recebemos uma lenda do skate, um orgulho pro Brasil, que faz a doação deste equipamento.” Além da própria estrutura, o prefeito destaca como o contato com referências, como Bob e Giovanni, são grandes catalisadores para a transformação que o skate promove.
A rampa de madeira é ideal para a prática do skate vertical e, por estar alocada em um local coberto, permite sua utilização mesmo em dias de chuva. Além disso, Bob comenta que “com esse boom do skate [após as Olimpíadas], às vezes na pista vai ter muita gente dando aula.” A nova estrutura vai, portanto, permitir uma maior acomodação de diferentes públicos e demandas que o skate park possui. A doação foi feita por meio do Instituto Skate Cuida, fundado por Burnquist em 2020, e pela Funarte.
“A criançada olha para a mini rampa como ‘algo que o Bob deu’,” afirma Giovanni Vianna. “Isso vai fomentar o skate deles.” Natural do Jardim Guarará, a poucos quilômetros do parque, o atleta de 22 anos levou para casa o troféu da Street League Skateboarding no último dia 3. No caminho até o título, o andreense teve que superar favoritos como favoritos, o francês Vincent Milou e o português Gustavo Ribeiro.
Santo André incentivando o skate
O skate tem sido um foco da prefeitura, que está trabalhando em uma pista na Avenida Atlântica, com entrega prevista para o próximo aniversário da cidade, em abril de 2024, e instalou recentemente uma nova iluminação no Parque Ana Brandão. Uma questão que estava travando avanços no local, porém, é o fato do bairro ainda sofrer com problemas de drenagem urbana — algo que Paulo Serra afirma que será tratado com novos reservatórios, sem que haja interferência na pista.
Além do poder público, “o skatista tende a cuidar do que é dele,” afirma Bob Burnquist. Isso é visível através de frequentadores do skate park que contribuem com sua manutenção , como Tony Man e Allan Careca. A dupla comenta sobre a importância do espaço e seu papel no desenvolvimento dos skatistas da região. “Temos um circuito muito forte,” diz Allan, “esse ano tivemos quatro etapas e conseguimos que alguns atletas nossos se classificassem para etapas do Paulista. A tendência é só crescer e aparecer novos ‘Bobs’ aí na cidade.”
Além dos novos talentos para o esporte brasileiro, Tony ressalta que o skate está salvando vidas. “Eu sou uma vida que foi salva pelo skate. Hoje estamos aqui dando ela por este espaço. O Ana Brandão vive,” declarou.