Amistoso entre Spartanos e Manda Buscá arrecadará alimentos neste domingo em Diadema
Time de futebol composto com pessoas trans é o primeiro da região do ABCD e reforça olhar plural da Prefeitura
- Data: 21/09/2022 15:09
- Alterado: 21/09/2022 15:09
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
O Ginásio Rômulo Arantes, no bairro Casa Grande em Diadema, sediará o primeiro jogo entre os times Spartanos, que representa o município, e Manda Buscá, da cidade de Sorocaba, neste domingo (25/09), às 10h. Quem for assistir pode levar ainda um quilo de alimento não perecível que será revertido para ações sociais.
Este será o primeiro amistoso, na cidade, entre equipes formadas por pessoas trans e encerra a programação de um ano do Ambulatório DiaTrans. O time Spartanos é composto por 25 usuários do serviço a partir da necessidade de introduzir atividade física na rotina para melhorar a saúde física.
“Além dos efeitos colaterais que causam os hormônios, é preciso ter e manter o IMC (índice de massa corporal) abaixo de 27 para ser elegível para a cirurgia. Por isso, durante os atendimentos proponho a prática de atividade física, é uma necessidade de saúde”, explicou a enfermeira e coordenadora do Ambulatório DiaTrans, Vanessa Ribeiro Romão.
Realidade
O grupo foi apresentado oficialmente durante as celebrações de aniversário do ambulatório, em 15 de setembro. O diretor e um dos fundadores do time, Junior de Lima Beserra, descreveu como foi a formação da equipe.
“Eu pensava que era o único cara trans de Diadema e, por isso, jogava num time de São Paulo. Aí eu conheci o ambulatório. No começo, eram só alguns meninos numa quadra, hoje estamos abertos a mulheres trans e pessoas não binárias. Achava que era impossível na minha cabeça, mas está acontecendo tudo tão rápido. Sem vocês seria só um sonho na minha cabeça, o time é nosso”, comemora ao lado dos integrantes da equipe.
E o sonho já começa a ganhar tons de profissionalismo. Uma parceria entre as secretarias de Saúde, de Esporte e Lazer e da Coordenadoria de Cidadania e Diversidade de Diadema ofereceu ao Spartanos o uniforme oficial completo (camisa, calção e meia). “É muito significativo quando a gente pensa no uniforme porque é uma indumentária que tem representatividade. A primeira coisa que se vê na camisa, além do escudo do Spartanos, é o escudo da cidade de Diadema. Então, essa equipe representa nossa cidade nos espaços que ela for. Nós queremos apoiar essa delegação e isso é uma política pública de governo”, ressalta a secretária municipal de Esporte e Lazer, Luciana Avelino.
O Spartanos é pioneiro na região de todo ABCD, ou seja, nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. “Ter um time de futebol de salão formado por homens trans tem a ver com autonomia, espaço de voz e também de autoconfiança para esse seguimento, que muitas vezes é esquecida pelo poder público, pela sociedade e também dentro do seu núcleo familiar. Abrir espaço para os Spartanos estarem fazendo esporte, atividade física e de lazer dentro da nossa Prefeitura é garantir dignidade humana e dar espaço de vida e sobrevida para essas pessoas”, ressalta o coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema, Robson de Carvalho.
Além da Coordenadoria e das secretarias de Saúde e Esporte, que vai oferecer espaço para treinamento do time, outras pastas municipais reforçam as políticas públicas para esse público como Assistência Social e Cidadania e Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Mais
Para Junior, os objetivos vão além do jogo. “O Spartanos não é só um time de futsal, é uma ação social que está oferecendo aos meninos a vivência de futebol que eles não tiveram por conta de preconceito e transfobia. Nós também queremos fazer algo para capacitar e inserir no mercado de trabalho aqueles que estão desempregados”, afirma. “Conviver com pessoas trans transforma. Nós somos jogadores, profissionais, filhos, namorados, amigos, temos sonhos e vontade de carreiras. Não é somente futebol, estamos em busca de fazer por eles o que não vem fácil pra gente”, explica Anthony Hully Pereira Dias.
Serviço:
25 de setembro de 2022, domingo, às 10h
Jogo Amistoso Spartanos x Manda Buscá
Ginásio Rômulo Arantes. Avenida Casa Grande, 483 – Casa Grande
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Ambulatório DiaTrans de Diadema
Endereço: Avenida Antônio Piranga, 700 – 2º andar – Centro – Diadema
Tel.: (11) 4043-8093
E-mail: [email protected]
Horário de Funcionamento: Grupo de Entrada (acolhimento inicial), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h