Alunos do Cidade na Escola produzem livro artesanal com 22 contos
O livro artesanal “Contos Heroicos Benarianos” foi desenvolvido por alunos da EMEE Olga Benário Prestes
- Data: 23/11/2018 15:11
- Alterado: 23/11/2018 15:11
- Autor: Natielly Santos
- Fonte: PMD
Crédito:Thiago Benedetti
“Era uma vez em uma ilha que não aparece no mapa-múndi, uma menina que nasceu com poderes não conhecidos por ninguém daquele lugar…”. É assim que começa o livro artesanal “Contos Heroicos Benarianos” desenvolvido por alunos da EMEE Olga Benário Prestes, de abril a novembro deste ano, em parceria com a Biblioteca Olíria de Campos Barros. O exemplar é resultado das oficinas de contraturno escolar realizadas com os estudantes do programa Cidade na Escola e foi entregue a eles na tarde da última quinta-feira, 22/11, na própria biblioteca.
O livro possui 22 contos, cada um ilustrado com um desenho elaborado pelo aluno que escreveu a narrativa. Tanto os textos quanto as imagens foram digitalizados para uma melhor confecção. Durante o evento, o secretário de Educação de Diadema, Carlos Vianna ressaltou a importância da valorização da leitura na fase infantil. “A minha mãe sempre me incentivou a estudar e a ler e quero fazer o mesmo com essas crianças. Se ninguém estimular esse hábito, ele não vai ser potencializado. Por isso, esse projeto tem o compromisso de fortalecer a educação.”
“Uma experiência enriquecedora” é como a articuladora Tassia Joana da Silva, responsável pela condução das oficinas, define a elaboração do livro com os discentes do Cidade na Escola. Segundo a professora, o contato com a biblioteca todas quartas-feiras, dia em que as atividades aconteciam, incentivou o empréstimo de livros. “Tem alunos que passaram a frequentar a biblioteca em outros horários. Alguns vieram nas férias”, relatou.
A cerimônia também teve a presença do vice prefeito, deputado estadual eleito, Márcio da Farmácia, do secretário de Cultura, Eduardo Minas, e do coordenador da biblioteca, Fabio Meschini, entre outros envolvidos no projeto.
Programa Cidade na Escola
O Programa Cidade na Escola tem o objetivo de incentivar a educação integral. Iniciado em 2013, é voltado para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com vulnerabilidade social ou dificuldade de aprendizagem. Para os estudantes do 4º e 5º anos há parceria como Instituto Cultural e Educacional “Matéria Rima”, que também atende os mesmos critérios.