Alunos de Diadema aprendem sobre nutrição e culinária
Alunos do 2º ano da Escola Municipal Florestan Fernandes participaram dia 10/6 de uma aula na cozinha experimental da Rede Cultural Beija-Flor (RCBF), no Sítio Joaninha.
- Data: 12/06/2014 10:06
- Alterado: 12/06/2014 10:06
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: Secom Diadema
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Esta é mais uma ação do Programa Cidade na Escola, que oferece aos alunos atividades educacionais, esportivas e culturais no contraturno. A cozinha-escola, foi inaugurada oficialmente em abril e faz parte do programa Nutri-Ação da RCBF, que busca conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da alimentação saudável a partir da Educação Nutricional.
Duas vezes por semana, em aulas com duração de uma hora, os alunos aprendem sobre os conceitos da pirâmide alimentar, utilizar 100% dos alimentos no preparo, o reaproveitamento, lavar as mãos corretamente, a importância de utilizar o avental para não contaminar os alimentos e cuidados básicos que devemos ter na cozinha.
Através da parceria entre a Rede Cultural Beija-Flor e o Programa Cidade na Escola, são atendidas nos três Núcleos Beija-Flor, sete turmas da EMEB Florestan Fernandes, duas turmas da EMEB Freitas Nobre e 11 turmas EMEB Annete Melchioretto, em um total de 450 alunos.
Durante a aula, os alunos fizeram um desenho na biblioteca, tomando como base o conto “O dueto das fadas”, que serviu de inspiração para a confecção da cartilha de receitas “Sabores Mágicos”, produzida por eles. Após preparam o Chá da Roça, cada um era responsável em colocar um ingrediente na panela: gengibre, canela, cravo da índia, açúcar, limão e erva-doce, enquanto outra aluna lia a receita.
“Eu adoro estas aulas, já aprendi a fazer bolo, suco e hoje chá”, comentou a aluna Rayssa Chavier, de 7 anos. O aluno Tiago Ponciano também participou animado: “Nesta aula a gente aprende as receitas e também serve para educar as pessoas” comentou.
Segundo a coordenadora juvenil do programa Nutri-Ação, Leiah Ribeiro, o maior desafio é traduzir o conhecimento técnico para uma linguagem mais lúdica que facilite a compreensão dos alunos. “Mas é gratificante observar que eles estão aprendendo a fazer as receitas e entendendo os benefícios para a saúde, quando se baseiam em uma alimentação mais saudável”, comentou.