Aluno da ELCV tem trabalho selecionado para o Festival Internacional de Curtas-Metragens
Curta-metragem ‘Nervo Errante’, que teve origem em curso na escola, estará em exibição até o dia 29 de agosto
- Data: 25/08/2021 18:08
- Alterado: 25/08/2021 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Divulgação / PSA
O curta-metragem ‘Nervo Errante’, de Bruno Badain, foi selecionado para o 32º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo, um dos mais importantes do mundo. A produção teve origem em um exercício sugerido pela professora de documentários Carla Gallo, da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV). O trabalho foi um dos contemplados no ano passado pela Lei Aldir Blanc através do Fundo Municipal de Cultura de Santo André, a partir de edital realizado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura.
Bruno Badain é aluno da Turma 9 da ELCV. Além da direção ele também é responsável pelo roteiro, fotografia, montagem e efeitos visuais da ficção Nervo Errante. A direção de arte, cenário, figurino, cabelo e maquiagem é de SUI SUI, que também é a atriz do filme. Bruno contou ainda com consultoria dos professores da ELCV e apoio de equipe técnica composta por alunos da Turma 9.
O curta foi aprimorado a partir de diferentes cortes até chegar a seu formato final, passando a integrar a pré-seleção do Prêmio ABC de Melhor Direção de Fotografia de Filme Estudantil do 32º Curta Kinoforum. Ele estará disponível na Mostra Brasil 1 – Estamos Vivos!, das 19h do dia 26 até o dia 29 em https://innsaei.tv/. E até o dia 29 na página do Sesc Digital https://sesc.digital/home.
Experiência importante
Antes da ELCV, o diretor Bruno Badain já atuava profissionalmente na área de vídeos institucionais, mas o desejo era entrar na área de cinema. “A ELCV foi uma forma de conseguir isto. Esta experiência foi muito importante, mesmo sendo um curso livre, me proporcionou o contato com professores, profissionais e a própria linguagem do cinema”, afirmou.
‘Nervo Errante’ é o seu segundo curta-metragem. Em 2019 ele já havia dirigido o documentário ‘Jully’ (7’). E o diretor já tem um projeto de novo trabalho pronto para ser filmado.
Enredo
No curta-metragem de Bruno Badain, Valentina é uma ilustradora freelancer e precisa entregar um trabalho com urgência para receber o pagamento e comprar seus medicamentos. Sem os medicamentos, Valentina sofre ataques de pânico e precisa segurar a cabeça no lugar enquanto conclui o trabalho.
A Escola Livre de Cinema e Vídeo é um projeto da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura. O espaço oferece curso livre e gratuito e outras atividades na área de audiovisual. Trabalha com recursos digitais e com produção de baixo orçamento e busca a vivência prática e artística desta linguagem.