Agentes de apoio escolar passam por treinamento em Diadema
Novos profissionais contratados participam de capacitação pela equipe de educação inclusiva da Secretaria de Educação
- Data: 01/06/2022 11:06
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Novos profissionais contratados participam de capacitação pela equipe de educação inclusiva
Crédito:Igor Andrade
A equipe de educação inclusiva da Secretaria de Educação iniciou a capacitação aos 200 agentes de apoio escolar contratados para atuação nas escolas municipais de Diadema. Atividades têm sido realizadas desde o começo da semana para acolhimento dos novos profissionais.
Na manhã desta terça-feira, o prefeito José de Filippi Júnior e pela secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, no CAIS (Centro de Atenção à Inclusão Social), na região central, acompanharam a atividade a uma turma de 50 agentes de apoio escolar. Eles irão auxiliar, principalmente, estudantes com deficiência matriculados na rede municipal.
“Estamos em um novo marco do processo civilizatório. No meu primeiro mandato, em 1993, a gente tinha a Escola Olga Benário, que atendia crianças com dificuldades auditivas. Anteriormente, o conceito era separar os estudantes com algum tipo de deficiência. Hoje sabemos que o correto é incluir, para criar cidadãos mais solidários”, lembrou Filippi. “Por isso o compromisso desta Administração é investir em gente. E para termos bons resultados, temos de investir em gente que cuida da nossa gente”, emendou.
Durante a atividade, a equipe de educação inclusiva fez dinâmicas com os agentes de apoio escolar, trazendo situações do cotidiano. Foram dados exemplos de como agir ao levar o estudante com deficiência para o parquinho e para a refeição, por exemplo.
A Administração tem investido na qualificação do atendimento aos estudantes e, um dos pontos, foi a contratação de agentes de apoio escolar – foram abertas 200 vagas, para jornada semanal de 40 horas, para que esses profissionais atuem no auxílio da rotina do ambiente escolar.
“Sempre tivemos o entendimento que a educação precisa ser inclusiva. É incrível o desenvolvimento dos estudantes em um ambiente escolar. Para isso, precisamos capacitar também os novos agentes. Nossa missão é oferecer educação de qualidade para todos”, comentou Ana Lúcia Sanches.
Em Diadema, a Secretaria de Educação atende 1.200 estudantes na educação inclusiva. Desse número, aproximadamente 500 foram diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Para facilitar ainda mais o convívio na rede, a Administração conta com mobiliário e brinquedos adaptados.