Agência e Inovare discutem projetos em busca de soluções para o desperdício de alimentos
Iniciativas discutidas pelos atores buscam conscientizar e buscar soluções para os desperdícios
- Data: 01/08/2022 13:08
- Alterado: 16/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC
Agência GABC e Inovare
Crédito:Divulgação
A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e a Inovare Alimentar Brasil estão trabalhando em novos projetos e programas sobre o desperdício de alimentos. O presidente da entidade, Aroaldo da Silva, e o diretor executivo da Inovare, Ronaldo Antônio Gonzalez, se reuniram para traçar novas metas.
O objetivo é criar novos encaminhamentos através do Hub Agritech, iniciativa da Inovare que promoverá diversos fóruns virtuais com alunos do Ensino Superior e Ensino Médio para reforçar e conscientizar sobre o desperdício. Através dos estudantes, também será realizado um trabalho para sensibilizar sobre essa realidade e discutir desperdícios.
De acordo com dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), 33,1 milhões de brasileiros passam fome hoje no país, o equivalente a 15,5% da população.
Dados como este revelam a importância da discussão e da busca por soluções para os desperdícios, tema que faz parte de um acordo de cooperação entre a Agência e a Inovare firmado em dezembro de 2021.
Na ocasião, o protocolo de intenções de cooperação técnica e científica foi assinado com a finalidade de desenvolver parcerias para viabilizar o desenvolvimento de novas tecnologias em Agritech e sustentabilidade. Entre os produtos está a elaboração de estudos e pesquisas para o desenvolvimento de soluções inovadoras relacionadas à sustentabilidade e a segurança alimentar e nutricional com destaque para a saúde pública, entregando ferramentas que garantam a qualidade desde a produção até o consumidor.
A parceria prevê ainda o desenvolvimento de soluções voltadas a perdas e o desperdício de alimentos e o impacto ambiental relacionados à produção, comercialização e consumo de alimentos relacionados aos Objetivos dos Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS- 2030).
O presidente da Agência pontuou sobre a necessidade de trabalhar o tema e de buscar soluções efetivas.
“São mais de 33 milhões de brasileiros passando fome e, dados como este, nos revelam a importância desse debate em torno dos desperdícios. O trabalho da Inovare é muito importante nesse e em outros temas, por isso estamos trabalhando em novos projetos e programas para dialogar com os mais diversos setores da sociedade, principalmente na região do Grande ABC, em torno do desperdício para buscarmos soluções conjuntas”, disse.