Agência de Desenvolvimento reúne representantes da economia social para debater o segmento
Encontro contou com a presença do deputado estadual, Teonilio Barba, membro da Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho da Alesp
- Data: 13/08/2021 13:08
- Alterado: 13/08/2021 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC
Agência de Desenvolvimento reúne representantes da economia social para debater o segmento
Crédito:Divulgação
A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, promoveu na manhã de ontem (12), reunião com representantes da economia social, segmento que integra empreendedores das economias sustentável, solidária, popular e criativa da região.
Para o presidente da Agência GABC, Aroaldo Oliveira da Silva, a economia social possui papel importante na reconstrução econômica das sete cidades da região, pois engloba pequenos empreendedores, mas com grande potencial de transformação na sociedade.
“Hoje demos um passo importante para identificar os desafios e os anseios de um segmento econômico que cresce a cada dia. A economia social tem impacto direto nas camadas mais populares da sociedade, encontrar soluções eficazes para desenvolver o setor é o nosso papel”, defendeu o presidente da Agência GABC.
O deputado estadual e membro da Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Teonilio Barba, destacou o papel da Agência na retomada da economia regional e apontou caminhos.
“O papel da Agência é organizar as discussões entre os setores, priorizando a geração de empregos. É preciso ainda discutir a automação, possibilitando a formação técnica dos trabalhadores. Por fim, provocaria um debate com os deputados estaduais e federais, visando em bloco, organizar os investimentos regionais”, pontuou o deputado.
Durante o encontro, representantes de entidades e prefeituras destacaram a necessidade de formalizar e padronizar um cadastro regional, criar o indicador social da economia solidária, mapear as cooperativas na região, organizar a entrada dessa economia nas compras públicas e atuar, com urgência, na regulamentação da Lei Estadual de Economia Solidária (n° 14.651). Ficou acordado ainda, a criação do GT Economia Social da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC para dar andamento às propostas.
Participaram do encontro as secretarias de Desenvolvimento Econômico das cidades do Grande ABC e representantes das entidades: Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Coopcent ABC), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Fórum Regional Ecosol e a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).