Acontece pela primeira vez a BRLab SP

A edição foi especialmente desenhada para o desenvolvimento de projetos da região e para o impacto positivo na economia criativa de São Paulo

  • Data: 08/03/2021 16:03
  • Alterado: 08/03/2021 16:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: BrLab SP
Acontece pela primeira vez a BRLab SP

Crédito:

Você está em:

BrLab anuncia a realização de uma edição especialmente desenhada para projetos audiovisuais e profissionais do interior e litoral do estado de São Paulo que será realizado em formato online entre os dias 19 e 30 de abril de 2021. Os projetos selecionados participarão de atividades de formação e receberão consultorias de profissionais como as cineastas e roteiristas Maíra Bühler e Maria Clara Escobar, o cineasta João Paulo Miranda Maria, a produtora Ariene Ferreira, produtor Ivan Melo e Rafael Sampaio, que além de produtor também é diretor do BrLab e coordenador das atividades pedagógicas. O projeto é direcionado a produtoras e profissionais de fora da capital paulista: serão aceitas inscrições de proponentes do interior, litoral e Grande São Paulo. 

BrLab é um evento único realizado anualmente, direcionado à futuros filmes em etapa de desenvolvimento e à reflexão cinematográfica. Após dez anos de atividades ininterruptas de existência, o BrLab é hoje um conceituado laboratório intensivo de formação orientado ao desenvolvimento e produção de projetos que futuramente se materializam como filme ou produto audiovisual e que se estende como um hub de formação através de diferentes atividades. Mais de 35 filmes que já passaram pelo BrLab foram lançados e premiados nos principais festivais do mundo e os cineastas costumam dedicar mérito ao evento, como neste vídeo.  

Pelo laboratório já participaram os filmes “O Lobo Atrás da Porta” (de Fernando Coimbra, Brasil, 2013), “Amor Plástico e Barulho” (de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, Brasil, 2013), “Las Herederas” (de Marcelo Martinessi, Paraguai/França/Holannda/Brasil, 2013), “Los Tiburones” (de Lucia Garibaldi, Uruguai, 2017), “Desterro” (de Maria Clara Escobar. Brasil/Portugal, 2020), “Sinfonia da Necrópole” (de Juliana Rojas, 2013), “Cidade dos Piratas” (de Otto Guerra, 2019), entre outros. A lista completa de filmes já produzidos pode ser conferida aqui.   

Em 2020, o BrLab comemorou 10 anos como a única plataforma no Brasil que recebe projetos de diferentes países e incentiva o aprimoramento e a capacitação profissional, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento e a criação de projetos audiovisuais para os mercados brasileiro e internacional. O evento já recebeu mais de 3.500 inscrições de projetos e mais de 400 profissionais foram qualificados diretamente pelo programa; através de 142 projetos que participaram do BrLab e que representaram 18 países e 10 estados brasileiros. Dentre os projetos participantes, 38 já foram finalizados e lançados como longas metragens; 10 títulos estão atualmente em finalização; e outros 25 estão em estágios avançados de financiamento, o que permite a` organização projetar o número de 73 longas metragens participantes do programa lançados e finalizados ate´ 2022. Também em 2020 o BrLab distribuiu ao final do evento diversos prêmios oferecidos por empresas e instituições parceiras, como Vitrine Filmes, Globo Filmes e Projeto Paradiso, que somaram R$650 mil reais em prêmios na última edição.

Considerando que as filmagens e a exibição em salas de cinema seguem ainda muito comprometidas pela pandemia de Covid-19, o mercado audiovisual tem se movimentado muito no campo do desenvolvimento de projetos, uma etapa estratégica, fundamental e anterior ao financiamento, à filmagem e à comercialização, mas completamente vinculadas com todas as etapas subsequentes. Esta é justamente a vocação do BrLab: preparar e qualificar profissionais e impulsionar a produção de seus primeiros filmes, através de distintas dinâmicas coletivas e individuais de capacitação que funcionam aplicadas a projetos; como forma de desenvolver artisticamente a narrativa e a estética do filme; ao mesmo tempo em que, do ponto de vista executivo ajude a desenhar as estratégias de produção, financiamento, distribuição e alcance de público; além de promover encontros produtivos e modelar negócios audiovisuais. É um tipo de atividade setorial fundamental e estruturador todo a cadeia audiovisual, bastante comum mundialmente. 

Esta é a primeira vez que o BrLab promoverá, de 19 a 30 de abril/2021, uma edição do BrLab SP para projetos exclusivamente produzidos por produtoras de fora da Capital (interior, litoral e Grande São Paulo). As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, de 1º a 26 de março no site www.brlab.com.br. Link Direto: (https://brlab.com.br/2020/workshops/brlab-sp-interior-litoral/) 

A EDIÇÃO INTERIOR E LITORAL DE SP 

BrLab SP – Interior e Litoral tem como objetivo realizar e focar suas atividades de formação para profissionais de cidades do interior e litoral de São Paulo, e selecionará projetos de produtores, produtoras, diretores/as, cineastas e roteiristas dessa região, em etapa de desenvolvimento, ou seja, em etapa anterior às gravações.

Através de convocatória pública serão selecionados até 20 projetos preferencialmente de longa-metragem de ficção ou documentário que terão a oportunidade de receber consultorias de profissionais de peso do mercado audiovisual, como o premiado cineasta João Paulo Miranda Maria, de Rio Claro, cujo primeiro longa-metragem “Casa de Antiguidades” foi o único filme latino presente na seleção oficial do Festival de Cannes 2020 e ainda participou do Festival de San Sebastián, Toronto, e cujos curtas foram exibidos em Cannes, Veneza e premiados em prestigiosos festivais. Também integra o time de consultores a cineasta e documentarista premiada Maíra Bühler, cujo último filme “Diz a Ela que me viu chorar” foi premiado como melhor filme no Olhar de Cinema de Curitiba, recebeu p Prix de Bibliotèques no Cinema du Reel de Paris e estreou comercialmente em 2019 distribuído pela Vitrine Filmes; e a cineasta e roteirista Maria Clara Escobar cujo último longa-metragem, “Desterro”, estreou na Competição Internacional no Festival de Roterdã e cujo primeiro filme “Os Dias com Ele” foi exibido em mais de 40 países . Complementam o time de tutores, no campo da produção, a produtora executiva Ariene Ferreira, com mais de 20 anos de experiência com produção executiva de projetos de diferentes perfis e também ampla experiência docente como professora de produção; o premiado produtor Ivan Melo, que foi diretor do Festival de Paulínia e produtor de filmes de Anna Muylaert, Marcelo Caetano, Juliano Salgado, entre outros. As atividades são coordenadas pelo produtor Rafael Sampaio, que também é diretor do BrLab e também irá ministrar sessões e assessorias durante o laboratório. 

Os 20 projetos selecionados – preferencialmente de longa-metragem de ficção ou documentário – serão convocados a participar workshop que acontece ao longo de dez dias, nessa espécie de “incubadora de futuros filmes”, onde as duplas de representantes de cada projeto (diretor/a e produtor/a) recebem consultorias integrais em aspectos fundamentais para uma melhor realização de seus filmes – roteiro, produção, direção, distribuição -, estruturadas em uma grade de atividades de assessorias individuais e coletivas, debates, estudos de caso, palestras e encontros com profissionais do Brasil e do exterior. 

Trata-se de uma ação de base para a capacitação e desenvolvimento do setor audiovisual do interior e do litoral para sua melhor integração produtiva e inserção internacional. Além do workshop, serão promovidas três atividades abertas, gratuitas, transmitidas ao vivo para toda a população. Todas as atividades serão realizadas 

RELEVÂNCIA E IMPACTO DO HISTÓRICO DO EVENTO NA CADEIA PRODUTIVA E COMO ELE COLABORA COM O CINEMA PAULISTA 

BrLab é, desde a sua concepção, um evento de mercado que desenvolve diversos workshops internacionais para projetos em desenvolvimento, mas não somente isso. Desde 2011, trabalha ininterruptamente para consolidar ainda mais este espaço de formação que é reconhecido internacionalmente pela excelência e qualidade de seu programa, metodologia e corpo docente. “Trabalhamos arduamente para realizar, além do workshop principal, um evento integrado nas quais diferentes atividades e workshops convergem em um hub de formação único na América Latina, de modo que os conteúdos apresentados em diferentes seções possam congregar, transversalmente, conceitos e profissionais de distintos elos da cadeia e do setor audiovisual”, declara Rafael Sampaio, diretor geral do BrLab. 

Através de seu formato de laboratório, o workshop principal utiliza projetos audiovisuais em etapa de desenvolvimento como ferramenta pedagógica para abordagem de diversos conteúdos e conceitos em diferentes aspectos (criativos, dramatúrgicos, artísticos, financeiros, legais, estratégicos, sociais e estéticos) a partir da interação com tutores renomados que reúnem diferentes perspectivas sobre os processos artísticos e produtivos implicados na realização de uma obra cinematográfica desde o seu desenvolvimento até a sua comercialização. 

Por essas razões é que ao longo dos anos o BrLab é cada vez mais conhecido e reconhecido como um evento importante para o setor audiovisual brasileiro e internacional, acumulando casos de sucesso de filmes que passaram pelo BrLab e que foram exibidos e premiados nos principais festivais do mundo e distribuídos em diferentes territórios. 

Local, plataforma de veiculação e período de realização: 

As ações do BrLab SP acontecem em formato online em atenção às restrições e medidas de proteção em decorrência da pandemia de Covid-19, ao longo de dez dias, de 19 a 30 de abril.  Todas as atividades acontecerão através de plataformas para ensino à distância e as atividades abertas terão streaming no canal do youtube do BrLab, (www.youtube.com/brlab). 

Sobre Rafael Sampaio: 

Diretor geral do BrLab, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual. Foi programador de cinema em espaços culturais como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido e programado inúmeras mostras e festivais. Também atua como coordenador de cursos e plataformas para formação, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 para a Ancine/FSA, além do BrLab, que criou e dirige desde 2011. Produziu os filmes Sobre Rodas (2017), de Mauro D’Addio, e Diz a Ela que me Viu Chorar (2019), de Maíra Bühler, entre outros. 

Serviço: 

1º BrLab SP: Interior e litoral de SP, de 19 a 30 de abril 

Inscrições: 01 a 26 de Março

http://www.brlab.com.br/

https://brlab.com.br/2020/workshops/brlab-sp-interior-litoral/

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 08/03/2021 04:03
  • Alterado:08/03/2021 16:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: BrLab SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados