ACESA Capuava de Valinhos aborda Dia Mundial da Conscientização do Autismo

No mês de maio, abrirá mais 100 vagas para crianças do espectro autista

  • Data: 30/03/2022 14:03
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ACESA Capuava
ACESA Capuava de Valinhos aborda Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A entidade filantrópica com 20 anos de história é responsável por 40 atendidos do espectro autista atualmente

Crédito:Divulgação

Você está em:

No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada há 15 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de disseminar informação e reduzir os estigmas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Hoje, a estimativa baseada em uma prevalência do Centro de Controle de Doença e Prevenção (CDC) dos Estados Unidos transposta para o Brasil, é de que o transtorno afeta cerca de 4,8 milhões de brasileiros.

Em detrimento de englobar diferentes graus e manifestações, a principal característica do autismo é a dificuldade de comunicação e de interação social e padrões repetitivos de comportamento. Esses sintomas costumam aparecer nos três primeiros anos de vida, mas também podem passar despercebidos e serem identificados apenas na adolescência ou fase adulta.

O que muitos não sabem, é que o TEA não é uma doença e, portanto, não tem cura. Mesmo assim, o diagnóstico precoce é essencial para possibilitar o início de tratamentos multidisciplinares personalizados que proporcionam melhor qualidade de vida para a pessoa com autismo.

Em Valinhos, no interior de São Paulo, a ACESA Capuava, entidade sem fins lucrativos responsável por auxiliar pessoas com deficiência intelectual, deficiência múltipla e surdez, juntamente a suas famílias há quase duas décadas, atende atualmente 40 pessoas do espectro autista, dentre elas crianças, adolescentes e adultos.

No mês de maio, em parceria com a Secretaria da Educação de Valinhos, a instituição abrirá mais 100 vagas para crianças do espectro autista inseridas na rede de ensino municipal da cidade, para atendimento educacional especializado.

“Essas novas vagas dão oportunidade para as crianças e famílias que estão na nossa lista de espera. É uma oportunidade para que elas tenham um atendimento multiprofissional, favorecendo a inclusão social e acadêmica”, explica Renata Catusso, psicóloga e coordenadora técnica da ACESA.

O trabalho da organização envolve um time composto por profissionais especializados nas áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Pedagogia, oferecendo tratamentos multidisciplinares. Ainda, a proposta terapêutica da entidade inclui atividades em grupo e individuais e recursos da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA), Hidroterapia, Integração Sensorial, Oficina de Teatro e desenho em tela.

Os colaboradores acreditam, também, no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. Por isso, são planejados projetos terapêuticos singulares, estudando a melhor abordagem para cada assistido, a qual sempre preza pela socialização do indivíduo.

Fernanda Teixeira, presidente da ACESA, conta que o Dia Mundial da Conscientização do Autismo proporciona às pessoas compreender cada vez mais a percepção de mundo dos autistas, que os faz ter comportamentos distintos: “A data tem dois poderes: trazer mais conhecimento na área médica e terapêutica e também trazer mais o olhar da sociedade para o acolhimento do autista”.

Cerca de 40% do orçamento anual da ACESA depende, única e exclusivamente, de ações sociais, eventos, atividades de arrecadação que são desenvolvidas com a comunidade e sócios contribuintes.

Através da loja virtual da ACESA Capuava, a ACESA Capuava Store, é possível adquirir produtos, como camisetas e bolsas em apoio à comunidade autista, cujos valores são revertidos para a manutenção dos projetos sociais da instituição.

Além disso, a entidade organiza o Bazar D’Ajuda de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, oferecendo roupas, sapatos, materiais escolares e roupas de cama, mesa e banho novos, seminovos e usados. Também, nos dia 29 e 30 de abril ocorrerá a Pizza D’Ajuda, período no qual serão vendidas pizzas feitas artesanalmente para arrecadar recursos.

Compartilhar:

  • Data: 30/03/2022 02:03
  • Alterado:17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ACESA Capuava









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados