Ação Cidadania Itinerante começa em Diadema nesta segunda-feira (30)
Serão três dias de atendimento na Praça da Moça; objetivo é facilitar acesso e otimizar tempo de quem precisa tirar documentos, fazer inscrição em programas ou receber orientação sobre serviços municipais e estaduais
- Data: 27/10/2023 15:10
- Alterado: 27/10/2023 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação
Na próxima semana, a Prefeitura de Diadema em parceria com o Governo do Estado vai promover a Ação Cidadania Itinerante, com prestação de serviços gratuitos em um só local, para facilitar o acesso e otimizar o tempo de quem precisa tirar documentos, fazer inscrição em programas ou receber orientação sobre serviços. A ação será nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, das 9h às 17h, na Praça da Moça.
Durante esse período, será montada uma estrutura para receber a população. Os serviços disponíveis pela Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado serão: agendamento da 2ª via do RG e da CNH; 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito; 1ª via do CPF (de 1 a 24 anos) e 2ª via do CPF; emissão do título de eleitor; 2ª via de contas de consumo (água e luz); carteira de trabalho digital; atestado de antecedentes criminais; consulta ao Serasa; registro de boletim de ocorrência; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo; dentre outros.
Além disso, outros serviços municipais também estarão presentes: O Procon Diadema dará orientações sobre direito do consumidor e Programa Desenrola, além de registrar reclamações de consumidores. A recomendação para registro de reclamação é levar original e cópia de documento pessoal, comprovante de endereço e também aqueles relacionados à reclamação que deseja fazer, como notas fiscais, contas e/ou extratos de cobrança, registro de conversa ou tentativa de negociação com a empresa.
A Assistência Judiciária disponibilizará orientação e serviço gratuito dentro do ramo da família, nos casos de divórcio (consensual e litigioso), reconhecimento e dissolução de união estável, ações de pensão alimentícia, investigação de paternidade, regulação de guarda e visitas/adoção, interdição e curatela e mudança de nome com erro. Para o atendimento jurídico, é preciso levar documentos específicos para cada caso.
Dias específicos de atendimento
A permanência de alguns serviços municipais se dará em um ou dois dias da Ação Cidadania Itinerante, devido à agenda de atividades em outros bairros da cidade.
No dia 30 de outubro, a equipe da Secretaria de Habitação levará a Van do Cadastro Habitacional (CadHab) para orientar as famílias que desejam ter sua moradia e se inscrever na plataforma da Prefeitura. O cadastro vai avaliar a real demanda por habitação na cidade e podem se inscrever famílias com renda de até seis salários mínimos ou R$ 7.920,00.
Também no dia 30, a van das Coordenadorias estará presente com o programa Coordenadorias nas Ruas, orientando a população quanto ao trabalho voltado às Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Cidadania e Diversidades (LGBT+). Também estarão recebendo denúncias de violência contra a mulher, racismo, homofobia e transfobia.
Já no dia 31 de outubro, terça-feira, o Carro da Vacina estará na Praça da Moça para avaliação da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos e aplicação de doses em atraso e de covid-19. É preciso levar caderneta de vacinação, documento de identidade, CPF e comprovantes de vacina anteriores (no caso de segunda dose ou reforço de covid-19).
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho comparecerá com orientações do Sebrae, Banco Povo, serviços do Emprega Diadema, da Economia Solidária e do Polo Cosmético – mas também apenas no dia 31.
O posto móvel do Diadema Integra estará presente para emitir cartões do Diadema Integra, SOU e do idoso nos dias 31 de outubro e 01 de novembro.
“O dia a dia dos munícipes é tão corrido, não é sempre que podemos passar em um órgão, depois em outro e muitas vezes precisamos de serviços que a cidade oferece gratuitamente e a população desconhece,” afirmou a coordenadora da Políticas Públicas para as Mulheres de Diadema, Sheila Onório. “Por isso venha, tire suas dúvidas, faça seus cadastros, é importante ter nossos direitos garantidos.”
O que levar
Para a maioria dos atendimentos é preciso portar documentos pessoais e comprovante de residência. De acordo com cada caso, podem ser solicitados documentos específicos ou complementares.
O evento é uma parceria entre Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Diadema e a Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado. No âmbito municipal ainda conta com o apoio de secretarias como Assuntos Jurídicos, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Urbano e Mobilidade e Transportes.
Serviço:
Ação Cidadania Itinerante
30 e 31 de outubro e 01 de novembro de 2023, das 9h às 17h*
Praça da Moça. Encontro da Avenida Alda com Rua Graciosa – Centro, Diadema/SP
* alguns serviços serão disponibilizados em apenas um ou dois dias de evento.