ABTA faz campanha com crianças cobrando coerência de adultos em relação a pirataria

Impacto estimado dos acessos ilegais à TV por assinatura é de R$ 15,5 bilhões por ano, dos quais R$ 2 bilhões somente em impostos que deixam de ser arrecadados

  • Data: 24/05/2021 19:05
  • Alterado: 22/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABTA
ABTA faz campanha com crianças cobrando coerência de adultos em relação a pirataria

Crédito:Divulgação

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Com o objetivo não apenas de otimizar seu sistema de gestão ambiental mas também aperfeiçoá-lo a longo prazo, a Eppendorf, empresa alemã de biotecnologia com foco em Life Science, está apostando em negócios sustentáveis para cada estágio do ciclo de vida de seus produtos. No Brasil, a empresa desenvolve ação de distribuição aos clientes, de sementes em tubos cônicos que podem ser reutilizados para a plantação de novas mudas. Entre as espécies de árvores estão a paineira, a canafístula e o mutambo.

“Fazemos da sustentabilidade nosso guia para a tomada de decisões. Os funcionários da Eppendorf são a base de todo o sistema de gestão. Portanto, a consciência ambiental é promovida continuamente por meio de informação, treinamento, educação continuada, integração e liderança. Além disso, cada membro da gestão tem a tarefa de introduzir e fortalecer a consciência ambiental em seus departamentos”, diz Ana Paula Aukar, CEO da empresa no Brasil.

Impactos da pirataria de TV

A estimativa atual da ABTA, com base em dados da Anatel e do IBGE, é de que o impacto financeiro da pirataria de TV por assinatura é de R$ 15,5 bilhões por ano, dos quais R$ 2 bilhões em impostos que os governos deixam de arrecadar.

Uma outra pesquisa recente encomendada pela ABTA apontou que 33 milhões de brasileiros, ou 27,2% dos internautas com mais de 16 anos, consomem conteúdo de TV por assinatura por um ou mais meios piratas. O levantamento foi feito pela Mobile Time/Opinion Box, em março deste ano.

Operações antipirataria

A campanha de conscientização contra a pirataria se soma a ações de combate ao acesso ilegal à TV por assinatura. No ano passado, as operações de autoridades públicas se intensificaram, com a participação de diversos órgãos: Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ancine (Agência Nacional do Cinema), Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Federal e Receita Federal.

Somente nos portos do Rio de Janeiro foram apreendidas, desde 2020, cerca de 1 milhão de TV Box piratas – decodificadores que desbloqueiam ilegalmente o acesso a canais pagos. Segundo a polícia, essas apreensões geraram um prejuízo de mais de R$ 470 milhões ao crime organizado.

Os responsáveis pelas cargas ilegais podem responder por violações de direitos autorais (art. 184, §3º do Código Penal) e contrabando (art. 334-A do Código Penal).

Pirataria digital

Também em 2020, a Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenou a segunda fase da Operação 404, com ações da Polícia Civil em 10 estados. Foi a maior ação de combate à pirataria de conteúdo audiovisual já realizada na América Latina.

Foram cumpridos 25 mandados judiciais de busca e apreensão e bloqueados ou suspensos 252 sites e 65 aplicativos de streaming ilegal. A estimativa é que mais de 26 milhões de usuários tenham sido impactados.

A ABTA contribui com as autoridades públicas, monitorando e denunciando atividades de pirataria audiovisual. As operações também contam com apoio de outras entidades da indústria audiovisual, como Alianza contra la Piratería de Televisión Paga e Motion Picture Association (MPA).

“O combate à pirataria se dá pela soma de esforços entre as operações contra crime e as campanhas de conscientização do público. Por um lado, o poder público, com apoio da indústria, enfrenta o crime organizado, que ameaça milhares de empregos, de artistas, jornalistas, produtores e técnicos do setor audiovisual. Por outro, os cidadãos conscientes ajudam a mudar os hábitos de quem pratica a pirataria. A nova campanha da ABTA vem para somar forças na defesa dos direitos de todos os que trabalham na indústria da TV por assinatura e que levam cultura, informação e entretenimento a milhões de pessoas”, frisa Oscar Simões.

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  • Data: 24/05/2021 07:05
  • Alterado:22/08/2023 22:08
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