Site do Itaú Cultural estreia coluna de cinema

Na última quarta-feira de cada mês, o site da instituição abre espaço para análises e debates sobre a representatividade feminina em filmes rodados no Brasil e no exterior

  • Data: 25/05/2021 14:05
  • Alterado: 25/05/2021 14:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Site do Itaú Cultural estreia coluna de cinema

Luísa Pécora

Crédito:Cecília Ganzarolli

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No dia 26 de maio (quarta-feira), o Itaú Cultural inaugura em seu site www.itaucultural.org.br a coluna mensal Grande Angular. Focada em aproximar profissionais de cinema e o público, combinando análises e entrevistas que debatem a presença da mulher nas produções cinematográficas no Brasil e no exterior, a publicação é assinada pela jornalista e criadora do site Mulher no Cinema, Luísa Pécora.

O objetivo é mostrar que as realizadoras devem ter as mesmas oportunidades e a mesma liberdade dos cineastas homens para realizar qualquer tipo de projeto. Luísa abre sua coluna chamando a atenção para a cerimonia do Oscar 2021, que premiou, pela segunda vez em sua história, uma cineasta mulher na categoria Melhor Direção. Com Nomadland, a cineasta chinesa Chloé Zhao subiu ao palco para se tornar não só a segunda mulher, mas também a primeira asiática e a primeira não branca a vencer na categoria. Lembrando que a primeira foi a americana Kathryn Bigelow, em 2010, com a realização de Guerra ao terror

“Foi justamente o Oscar para Kathryn que me levou a prestar atenção no tema.  Quando ela ganhou, já faz 11 anos, muito se falou sobre a desigualdade de gênero no cinema e os efeitos que a sub-representação nas telas pode ter na sociedade”, conta a jornalista.

Em um texto repleto de números e índices, ela demonstra que o avanço da representatividade feminina na indústria cinematográfica ainda é tímido. Os números de filmes dirigidos por mulheres indicam que, apesar de algum crescimento, tanto nos Estados Unidos, quanto na Europa e, ainda mais, no Brasil, as cineastas ainda têm pouca presença neste universo.

Desigualdade de raça e gênero

Acompanhando pesquisas do Grupo de Estudo Multidisciplinar de Ação Afirmativa (Gemaa), ligado à Universidade do Rio de Janeiro (Uerj), Luísa também demonstra que entre os filmes nacionais lançados entre 1970 e 2016, vistos por mais de 500 mil espectadores, nenhum foi dirigido ou roteirizado por mulheres negras. Além disso, mulheres brancas representaram 36% dos elencos principais, enquanto mulheres negras ficaram em 2%.

“Essa reunião de dados aponta para duas conclusões iniciais: a desigualdade de gênero e raça não é exclusiva de nenhum país ou cinematografia e o caminho ainda é longo”, observa a jornalista. “Isso não significa, porém, que não exista razão para otimismo”, aponta ela nesta sua primeira coluna. “Nos últimos seis anos, o debate sobre igualdade de gênero e raça se fortaleceu muito no país, ganhando espaço tanto na imprensa quanto nas redes sociais. Questões como disparidade salarial e assédio, antes mantidas a portas fechadas, se tornaram mais públicas”, completa.

Para Luísa, um desses indicativos é a criação, pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), de uma Comissão de Gênero, Raça e Diversidade, focada em políticas ligadas à inclusão e à igualdade de oportunidades. Editais com paridade de gênero foram anunciados. Estudos sobre inclusão entre críticos e curadores foram produzidos. Novos festivais foram criados e os que já existiam passaram a dar mais atenção à diversidade. Desta forma, essas iniciativas ajudaram a recuperar trajetórias como a de Adelia Sampaio, primeira mulher negra a lançar um longa-metragem nos cinemas brasileiros e a colocar o público em contato com cineastas indígenas, como Patrícia Ferreira Pará Yxapy, Sueli Maxakali e Graciela Guarani.

Saiba mais em www.itaucultural.org.br, nas últimas quartas-feiras de cada mês, a partir de 26 de maio.

SERVIÇO:

ESTREIA: Coluna Grande Angular, por Luísa Pécora

Dia 26 de maio (quarta-feira), às 12h

No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

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  • Data: 25/05/2021 02:05
  • Alterado: 25/05/2021 02:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









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