Caminhos para a Cidadania incentiva as competências socioemocionais na formação dos alunos
Com a temática “Para celebrar o afeto”, programa do Instituto CCR busca estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais
- Data: 22/07/2022 14:07
- Alterado: 22/07/2022 14:07
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto CCR
Crédito:Divulgação/Instituto CCR
O ambiente escolar é o espaço ideal para trabalhar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais com os alunos. Pensando em apoiar os professores nessa missão, o Caminhos para a Cidadania, programa voltado para a formação de professores do Ensino Fundamental I, propõe conteúdos para os professores aplicarem com os alunos de 1º e 2º anos, e para 3º, 4º e 5º anos, trazendo reflexões sobre cuidado, afeto e carinho. O programa é gerenciado pelo Instituto CCR.
Para chamar a atenção dos alunos, as atividades deste mês possuem uma linguagem simples e de fácil entendimento, com tirinhas e sugestão de atividades presenciais, como o Dia do Afeto nas unidades escolares, alinhadas com as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Os planos de aulas valorizam as relações de afeto e cuidado, trazendo reflexões sobre os momentos que os alunos vivenciaram, com a família, amigos e também a comunidade escolar. Esta é uma temática muito importante de ser trabalhada pelos professores do Caminhos para a Cidadania, pois estimulam as habilidades socioemocionais dos alunos”, afirma Débora Aguiar, do Instituto CCR.
Conteúdos auxiliam os professores
Todos os materiais disponibilizados são gratuitamente no site do Caminhos para a Cidadania e elaborados pelo Instituto Crescer, instituição amplamente reconhecida na implementação de projetos relacionados à formação de educadores. Neste ano, 3.261 professores inscreveram-se no programa, sendo de 73 municípios em 5 estados. Para saber mais sobre o programa, acesse clicando aqui.