A Segurança no Trânsito vira discussão altamente relevante no ABC
Região apresenta muitas ocorrências de acidentes e ultrapassa o número de homicídios. A prevenção dos acidentes pode ser realizada se evitarmos as imprudências no trânsito
- Data: 22/08/2017 10:08
- Alterado: 22/08/2017 10:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Doutor Multas
Crédito:
O tema Segurança no Trânsito já deveria ser conhecido e entendido por todas as pessoas, já que é ele o encarregado de trazer informações importantes sobre como colaborar para a existência de um trânsito seguro para todos e também por ser um tema altamente veiculado pela mídia. Entretanto, a realidade não condiz em nada com a premissa.
É curioso pensar que as pessoas não consigam se comportar de forma consciente, visto que a sua vida está exposta desde que se coloca de alguma forma nas vias de trânsito, seja na direção de um veículo, seja como ciclista ou até mesmo como pedestre. Porém, os fatos não nos permitem concluir algo diferente: realmente, as pessoas não estão seguindo regras no trânsito e não parecem preocupadas em zelar pela própria integridade ou pela integridade do próximo.
Para quem não imagina, o número de pedestres vítimas do trânsito é bastante considerável. No ano de 2017, já foram registradas 308 mortes em acidentes na cidade de São Paulo, quase metade do número total.
ALERTA
O número de casos de acidentes registrados pelo país é altamente alarmante, e a Região do ABC tem se mostrado bastante preocupante nesse ponto.
O Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) divulgou dados sobre o número de acidentes registrados na Região. No mês de fevereiro, os atropelamentos foram a maior causa de mortes no trânsito. Conforme aponta os dados, 18 pessoas morreram durante o mês.
O número de mortes ultrapassa, inclusive, o número de homicídios, totalizado em 128 vítimas segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Esses dados só ressaltam o quanto o tema tem sido deixado de lado e a necessidade de continuar evidenciando as consequências que as imprudências causam.
IMPRUDÊNCIAS
A prevenção dos acidentes pode ser realizada se evitarmos as imprudências no trânsito. Para tanto, alguns cuidados ao volante são indispensáveis.
O respeito à sinalização e os limites de velocidade, por exemplo, não foram determinados à toa. E para quem acha que manter a velocidade baixa em uma via de tráfego intenso é garantia de segurança, saiba que é tão perigoso quanto andar em alta velocidade numa via em que o fluxo se mantém mediano.
Mesmo assim não se apegue ao limite, pois andar no limite estabelecido ainda pode representar riscos se levarmos em conta que o veículo ainda precisa de alguns metros para parar antes de colidir com a barreira.
A recomendação de cuidados redobrados ao realizar a ultrapassagem também não deve ser esquecida, a maioria dos acidentes em rodovias acontece por conta da ultrapassagem em momentos indevidos. O risco de colidir com outro veículo aumenta consideravelmente e essa imprudência resulta, na maioria das vezes, em óbito. A ultrapassagem só deve ser feita em locais cujas condições de segurança e visibilidade estejam asseguradas.
Outro fator prudente em relação aos motoristas é não estarem distraídos ao volante. Pequenas distrações, como simplesmente trocar a estação de rádio, podem desencadear um acidente. Fazer uso do celular para realizar ligações ou enviar mensagens de texto durante a condução representa um risco enorme, e o aparelho, que é considerado uma tecnologia criada para facilitar a comunicação, pode se tornar o seu maior vilão.
Dirigir com sono, então, nem pensar! Considerado tão perigoso quanto dirigir embriagado, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 30% das mortes em rodovias são causadas por motoristas que dirigem com sono. Para que as funções motora, sensorial e cognitiva, responsáveis pelas respostas imediatas, concentração e percepções visuais, auditivas ou olfativas, funcionem perfeitamente no ser humano, é indispensável que o sono esteja em dia.
Já ficou claro que dirigir alcoolizado não deve nem mesmo ser cogitado. A embriaguez ao volante é tão abominável que, em alguns lugares, até mesmo andar de bicicleta sob o efeito do álcool é proibido. O valor da multa para quem comete essa infração aumentou substancialmente no ano passado e, em alguns lugares, como na França, a punição não acaba com o pagamento da multa: o infrator também é condenado a uma pena de prisão. Ainda, com o advento da Lei Seca, o condutor que ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica e for sujeito à fiscalização, é multado.
Os equipamentos de segurança jamais devem ser ignorados, pois se tratam da melhor medida de proteção, desde que eficazes. Existe uma lista de equipamentos obrigatórios que precisam estar nos veículos, definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), por meio da Resolução de n.14/1998.
Dentre os equipamentos obrigatórios externos, estão alguns como o dispositivo de sinalização ou de reflexão de emergência, espelhos retrovisores traseiro e dianteiro, para-choques dianteiro e traseiro, pneus com condições mínimas de segurança. E, dentre os obrigatórios internos, estão alguns como cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, extintor de incêndio, buzina. São eles os responsáveis por garantir a segurança para quem está dentro do veículo, portanto se torna imprescindível que você esteja atento às condições desses equipamentos para não abrir eventuais brechas para acidentes.
EDUCAÇÃO
Vale ressaltar que a educação consiste num meio bastante eficaz de levantar discussões sobre segurança no trânsito. Por meio dela é que se faz possível conscientizar a sociedade sobre os perigos do trânsito e sobre as medidas de segurança a serem adotadas.
Existem várias campanhas pelo país que visam levar às crianças, nas séries iniciais, as questões pertinentes ao trânsito, para que essas crianças cresçam como cidadãos conscientes de suas responsabilidades quando se tornarem motoristas.
E você, tem feito a sua parte para contribuir com a segurança no trânsito? Concorda com as imprudências relacionadas? Meu objetivo é contribuir para que o seu trânsito seja tranquilo, então espero que tenha lhe ajudado.