Crianças de Santo André recebem ‘Caderno do PPA Infantil’

Publicação traz resultado do processo que envolveu mais de 25 mil alunos na seleção de propostas para uma cidade melhor; demandas finais foram integradas à peça orçamentária

  • Data: 30/10/2013 19:10
  • Alterado: 30/10/2013 19:10
  • Autor: Janaína Harada
  • Fonte: Secom PSA
Crianças de Santo André recebem ‘Caderno do PPA Infantil’

Crédito:

Você está em:

Os alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Tarsila do Amaral, no bairro Bangu, receberam nesta quarta-feira (30) os primeiros exemplares do caderno produzido pelo governo com as diretrizes finais do PPA Criança, versão infantil do PPA (Plano Plurianual) Participativo. Os estudantes da unidade, que atende aproximadamente 500 crianças, se destacaram durante o processo ao editarem uma carta falando sobre a falta de acessibilidade no entorno da escola, após a experiência de andar com aluno cadeirante pelo bairro.

O perfeito Carlos Grana entregou pessoalmente as publicações, com linguagem direcionada às crianças e ilustrações que chamam a atenção da garotada. “Estou aqui para demonstrar nosso respeito, afinal, vocês representam o futuro. Entregar este material com o resultado de tudo o que discutiram e pediram de melhoria para a cidade é muito importante. As demandas finais estão sendo integradas ao planejamento do ano que vem e em análise para que entrem no orçamento”, explicou o chefe do Executivo.

O PPA Criança envolveu os alunos das 51 Emeiefs da cidade, um total de cerca de 25 mil crianças, em discussões sobre o que consideravam importante em termos de melhorias não somente para a escola, mas também para o bairro e a cidade. A iniciativa começou em maio, quando as crianças se reuniram em rodas de conversa, produziram cartazes e desenhos, elegeram seus representantes nas escolas, apresentaram as suas demandas e votaram nas de maior importância. De 153 propostas apresentadas, 15 diretrizes finais foram definidas e apresentadas ao prefeito.

O CADERNO – O caderno será entregue para todas as crianças da rede. A edição traz um pequeno histórico do processo que mobilizou as unidades, as demandas finais selecionadas, além das solicitações por área, como Cultura, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Educação. Entre os pedidos finais estão a construção de mais moradias, despoluição de córregos, rios e arborização da cidade, revitalização de parques e praças, mais segurança nas escolas, entre outras. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo e a Secretaria de Educação.

A entrega dos cadernos contou com apresentação da Sinfonieta Educa, regida pelo maestro Carlos Eduardo Moreno, interpretando o clássico musical Pedro e o Lobo, de Alexandre Prokofiev. A Sinfonieta é uma orquestra menor, formada por treze instrumentos, apresentados às crianças antes que uma contadora de histórias inicie a narrativa acompanhada pelos músicos, já que cada personagem representa um som.

A apresentação é uma das ações do projeto Música na Escola, que está inserindo o ensino desta arte nas escolas da rede municipal. A proposta prevê aulas de música com instrumentos e de coral na grade curricular dos alunos dos 2º anos das Emeiefs localizadas nos 10 Cesas (Centro Educacional de Santo André) da cidade e no contaturno para os alunos de outras unidades. Além disso, propõe formação para professores, visitas ao Laboratório Musical da Sabina Escola Parque do Conhecimento e apresentações de concertos didáticos com a OSSA (Orquestra Sinfônica de Santo André).

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 30/10/2013 07:10
  • Alterado:30/10/2013 19:10
  • Autor: Janaína Harada
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados