Pró-Memória abre exposição sobre arte popular nordestina
Exposição Poéticas do Nordeste: A Arte da Rima nos Cordéis de Francisco Luiz Mendes e da Xilogravura de Jerônimo Soares acontece no Parque Chico Mendes
- Data: 24/09/2014 14:09
- Alterado: 24/09/2014 14:09
- Autor: Paula Fiorotti
- Fonte: Fundação Pró-Memória
Crédito:
Francisco Luiz Mendes e Jerônimo Soares são paraibanos que vivem na região do ABC há décadas. O primeiro, morador de São Caetano, é cordelista e narra incríveis histórias inspiradas em seu próprio cotidiano na cidade e nas lembranças de sua infância no Nordeste.
Já o segundo, morador de Diadema, produz xilogravuras cheias de poesia e que retratam o homem do sertão nordestino e sua essência. Os trabalhos destes dois artistas integram a exposição Poéticas do Nordeste: a Arte da Rima nos Cordéis de Francisco Luiz Mendes e da Xilogravura de Jerônimo Soares, que entra em cartaz a partir de 30 de setembro, no Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes (Rua Fernando Simonsen, n° 566, Bairro São José).
São cerca de 30 reproduções de gravuras e textos de cordéis, que levarão o visitante a peregrinar pela arte popular nordestina. Príncipes, cangaceiros, capangas, fadas e reis misturam-se entre realidade e ficção nas histórias de Francisco Luiz Mendes, que são ilustradas pelo famoso xilogravador Erivaldo Ferreira da Silva.
Já o trabalho de Jerônimo Soares ressalta o imaginário nordestino, com destaque para a natureza, as crianças e a vida do sertanejo. Suas obras estão espalhadas por Portugal, Estados Unidos, Japão, Canadá e Paraguai e ilustram capas de livros, CDs e folhetos de cordel.
A exposição Poéticas do Nordeste: a Arte da Rima nos Cordéis de Francisco Luiz Mendes e da Xilogravura de Jerônimo Soares fica no local até 30 de novembro, com visitação de terça a sábado, das 8h às 17h, e domingo, das 9h às 16h. A entrada é livre e gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.