São Caetano vibra com a Festa da cultura Nordestina
Espaço Verde Chico Mendes recebeu a I Festa da Cultura Nordestina que contou com público de aproximadamente 7 mil pessoas no fim de semana
- Data: 21/10/2013 13:10
- Alterado: 21/10/2013 13:10
- Autor: Caio Bruno
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Quem esteve no sábado (19) e domingo (20) no Espaço Verde Chico Mendes teve a sensação de estar em um pedacinho do Nordeste brasileiro. Com muita alegria, boa e tradicional música regional, manifestações culturais e comidas típicas, teve início a I Festa da Cultura Nordestina de São Caetano do Sul, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura e que contou com público de aproximadamente 7 mil pessoas nos dois dias.
Dando a largada na Festa, o prefeito Paulo Pinheiro falou ao público que esta é a primeira de muitas edições e demonstrou sua alegria ao realizá-la. “Tenho certeza que este evento marcará época na cidade e fará parte de nossa tradição. Esta é a tônica de meu governo. O respeito, a aproximação e a inclusão das diversas culturas existentes em São Caetano. Fico feliz como nordestino e como prefeito de poder estar aqui participando dessa grande celebração”, disse Paulo Pinheiro, que é natural de Cachoeira (BA).
A primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Graça Pinheiro, lembrou a importância da realização do evento para o lazer da população. “Estou emocionada em ver o sucesso da Festa logo em sua primeira edição e também fico lisonjeada ao contribuir para a realização.”
O secretário municipal de Cultura, Jander Lira, declarou que a Festa tem como objetivo proporcionar diversão, mas também promover um resgate da região. “É uma homenagem de São Caetano a boa parte de sua população que ou tem raízes nordestinas ou admiram nossa cultura que tanta contribuição já deu ao País.”
Wilson Joaquim da Silva, o Wilson Caboclo, presidente da Comissão Municipal de Festejos classificou a festividade como mais um passo rumo à felicidade do povo sancaetanense. “São Caetano está voltando a ser feliz e estamos empenhados em realizar esse objetivo.”
MÚSICA – Além das 18 barracas de comidas típicas e da feira de artesanato, o palco da Festa contou com atividades como contação de histórias, oficinas e apresentação de dança. Alem disso, os shows fizeram a alegria do público presente, que se divertiu e dançou ao som do forró, xaxado e o baião.
No sábado, se apresentaram Gustavo Mello e Rafael, Swing Balance, Leo Felix e Ney Violeiro. Encerrando a noite, o cãozinho dos teclados Frank Aguiar entoou grandes sucessos para deleite dos frequentadores do local.
Já no domingo, foi a vez dos artistas Toninho Santos do Forró, Manezinho dos Teclados, Banda Mestrinho, Wallace Lima, Ovelha e Oliver e Banda Zapragata darem o tom do evento.
PÚBLICO – O primeiro fim de semana do evento foi aprovado pela população que foi até o Espaço Verde Chico Mendes. “A Festa está impecável, com boa organização e atividades”, disse Amanda Amaral, que veio acompanhada do marido e de seus dois filhos.
“Confesso que chego a me emocionar ouvindo essas músicas e essas histórias que me fazem lembrar do meu querido Sergipe”, explicou José Faria.
FESTA – A I Festa da Cultura Nordestina de São Caetano continua no sábado (26) e domingo (27) no Espaço Verde Chico Mendes, das 10 às 22 horas sempre com músicas, culinária típica, artesanato e atividades culturais da Região Nordeste. A entrada é gratuita.