São Caetano foca campanha contra enchentes nas bocas de lobo

DAE desenvolveu uma campanha de conscientização com o slogan “Boca de Lobo não come lixo!”

  • Data: 16/10/2013 17:10
  • Alterado: 16/10/2013 17:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: DAE - SCS
São Caetano foca campanha contra enchentes nas bocas de lobo

Crédito:

Você está em:

Lixo nas ruas é um dos principais causadores de enchentes em São Caetano do Sul. Os detritos jogados fora de horário de coleta e/ou de forma irregular são carregados, quando há fortes chuvas, até as galerias pluviais, que acabam entupidas e obstruem o escoamento da água. Um dos fatos mais preocupantes detectado pela Seção de Drenagem Urbana da Divisão Técnica do Departamento de Água e Esgoto (DAE) é que aproximadamente 90% de alagamentos pontuais dentro da cidade são causados por entupimentos de bocas de lobo, conhecidas popularmente como bueiros.

Diante do problema, a autarquia desenvolveu uma campanha de conscientização que visa chamar a atenção da população para o tema. Com o slogan “Boca de Lobo não come lixo!”, ações de comunicação já foram iniciadas neste mês para disseminar a mensagem, como outdoors públicos, faixas nos bairros com maior incidência, busdoors em linhas de ônibus municipais e intermunicipais, banners no canteiro central da Avenida Goiás, além de material educativo, como folders, vídeo, hotsite e redes sociais. Todos os veículos da frota também foram adesivados.

Segundo o diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil, a proposta é dar visibilidade às bocas de lobo, com uma linguagem descontraída, de modo que as pessoas entendam a sua importância urbana. “Sua função é fundamental para evitar inundações nas vias. Por isso, seu caminho precisa estar totalmente desobstruído. Por mais que as enchentes sejam fenômenos naturais provocados por chuvas intensas, elas podem ser evitadas ou minimizadas. O lixo despejado incorretamente nas ruas, nos terrenos baldios, nas margens dos córregos e rios é um dos grandes vilões”, afirmou.

INVESTIMENTOS
O chefe da Divisão Técnica da autarquia, Osmar Silva Filho, acrescentou que são realizados investimentos na manutenção corretiva e preventiva permanente e em obras de ampliação do sistema de drenagem urbana, que contempla reservatórios subterrâneos, estações elevatórias, galerias pluviais, Poços de Visita (PVs), bocas de lobo e de leão, sobretudo, nos pontos de alagamentos críticos. “No combate às cheias, o foco principal está na prevenção para que os equipamentos possam funcionar de forma plena em época de fortes chuvas, que vai de novembro a março”, explicou.

São Caetano ainda está cobrando a limpeza do seu único piscinão junto ao Governo do Estado de São Paulo. A previsão é que o serviço seja executado até novembro. “A cidade conta com dois rios em suas margens: o Tamanduateí e o Ribeirão dos Meninos. São dois leitos que recebem muita água que vem de outros municípios. Por isso, a tarefa de evitar a enchente é muito árdua e constante”, concluiu Silva Filho.

COMO A POPULAÇÃO PODE COLABORAR?
– Não jogando lixo nas ruas, nos terrenos baldios, nas margens dos córregos e rios.
– Acondicionando o lixo em sacos bem amarrados. Assim, também evitando insetos, ratos e doenças.
– Colocando o lixo para fora de casa próximo ao horário da coleta.
– Colaborando com a coleta seletiva. Assim, diminuindo a quantidade de lixo.
– Não deixando materiais de construção em terrenos sem proteção ou nas calçadas, de forma a evitar que parte deles seja arrastada pelas chuvas.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 16/10/2013 05:10
  • Alterado:16/10/2013 17:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: DAE - SCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados