Proar afere qualidade da fumaça de veículos a diesel em Santo André
Caminhões são principal categoria de veículos vistoriada; quando em situação adequada, motoristas ganham adesivo de responsabilidade ambiental
- Data: 15/10/2013 17:10
- Alterado: 15/10/2013 17:10
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Crédito:
Motoristas de caminhões, principalmente, têm comparecido à aferição de veículos a diesel realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em parceria com a Petrobras na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do estádio Bruno José Daniel. A iniciativa é parte do Proar (Programa de Qualidade do Ar em Santo André) e ocorrerá até dia 25/10. As aferições são gratuitas e apenas com caráter de educação e orientação. Vale a pena participar: se, em vez de participar, o motorista é parado numa blitz de fumaça preta – acontece em média uma por semana em Santo André, em locais aleatórios –, o veículo poderá ser multado e seu proprietário, receber 5 pontos na carteira.
No Proar, os condutores estão recebendo orientações sobre como regular os motores de seus veículos a diesel. O motorista José Luiz Bezerra Neto passou pela inspeção hoje (15/10) pela manhã e disse que vai sugerir aos colegas também levarem seus caminhões para a aferição. “Eu trabalhava como motorista de estrada e resolvi trabalhar na cidade para ficar mais próximo da família. Agora percebo muito mais os problemas relacionados à poluição e vejo como é importante controlar os gases que os veículos emitem”.
Quando desregulados, os veículos a diesel estão entre os maiores poluidores do ar. Para combater a emissão da chamada fumaça preta, a Petrobras tem o Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural). Os técnicos da empresa fazem as medições utilizando o opacímetro e conseguem verificar os diversos níveis de fumaça emitidos pelos escapamentos, inclusive a variação entre a fumaça preta, branca e azulada – a cor indica os diferentes problemas que pode haver no motor e mesmo os poluentes que ele tende a emitir em excesso.
CAMPANHAS ANUAIS
A atividade vai ocorrer anualmente a partir de 2013. As aferições gratuitas na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo acontecerão até o dia 25 de outubro, das 9h às 16h. Do dia 29/10 a 8/11 as inspeções ocorrerão na Avenida dos Estados, em frente ao Shopping Global.