Santo André instalará primeira passarela ecológica do Grande ABC
Materiais utilizados incorporam conceito de sustentabilidade na futura construção na Avenida Prestes Maia, região do Tamarutaca
- Data: 11/10/2013 19:10
- Alterado: 11/10/2013 19:10
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A Prefeitura de Santo André adotou o conceito de sustentabilidade também na obras públicas. A cidade será a primeira do Grande ABC – segunda do Estado de São Paulo – a construir uma passarela ecológica. O conceito verde será implantado na futura obra de acesso da Avenida Prestes Maia, por meio de parceria com o Instituto Triângulo, que tem seu trabalho voltado para a Educação Ambiental. A estrutura metálica que está sendo erguida na região utilizará matérias recicláveis em seu piso, na forração e iluminação, certificando o equipamento como sustentável.
O projeto vai desde o sistema de iluminação, que se mantém carregando com energia solar durante o dia para iluminá-la à noite, painéis de bambu que retêm as impurezas do ar e diminui o calor, instalação de piso de borracha, utilizando pneus recicláveis, e teto permeável. “A instalação deste equipamento e a parceria com o instituto é no sentido de certificar a passarela como ambientalmente sustentável, utilizando- a como instrumento de referência para região, uma das entradas de nossa cidade”, pontuou o prefeito Carlos Grana.
Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, a passarela verde será um marco na região. “Com este conceito, totalmente sustentável, desde sua rampa de acesso, até a instalação de painéis educativos, o novo equipamento será referência para a cidade”, frisou.
CONSTRUÇÃO – A obra, iniciada em julho, com investimento de R$ 1,5 milhão, prevê a construção da passarela com estrutura metálica e rampas de acesso em concreto armado, de ajustes de geometria na alça de acesso da Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, na Vila Guiomar. A intervenção garantirá a segurança dos pedestres na travessia da avenida, além de melhorar a fluidez do trânsito, com a eliminação dos semáforos instalados no local.
A Prefeitura de Santo André assinou na tarde da última quinta-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes, a liberação de duas emendas estaduais somando R$ 900 mil para concluir a construção da passarela da Avenida Prestes Maia, implementando, inclusive, o conceito sustentável ao projeto.