Prefeitura de São Caetano forma Guardiões da Terceira Idade
“Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar existindo… O cuidado vive do amor, da ternura, da carícia e da convivência.” Foi assim, parafraseando o teólogo Leonardo Boff, que a coordenadora da Terceira Idade de São Caetano do Sul, Áurea Soares Barroso, sintetizou o curso Múltiplos Aspectos do Envelhecimento: Guardiões da Terceira […]
- Data: 11/10/2013 16:10
- Alterado: 11/10/2013 16:10
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:
“Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar existindo… O cuidado vive do amor, da ternura, da carícia e da convivência.” Foi assim, parafraseando o teólogo Leonardo Boff, que a coordenadora da Terceira Idade de São Caetano do Sul, Áurea Soares Barroso, sintetizou o curso Múltiplos Aspectos do Envelhecimento: Guardiões da Terceira Idade, ministrado pelo setor à Guarda Civil Municipal em agosto. Os 48 formandos do primeiro núcleo receberam o certificado de participação em cerimônia com o prefeito Paulo Pinheiro, na tarde de quinta-feira (10/10), na sede da GCM, no Bairro Cerâmica.
A iniciativa visa capacitar os integrantes da corporação sobre os tratos com os 42 mil moradores de São Caetano que possuem 60 anos ou mais. A data da certificação foi escolhida em virtude do Dia da Guarda Municipal, comemorado anualmente em 10 de outubro, de acordo com a Lei Federal 12.066/09, além de coincidir com o mês nacional e internacional do idoso.
Durante o curso, os guardas assistiram palestras e aulas sobre o processo de envelhecimento e velhice, violência contra o idoso, rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, saúde na terceira idade (com enfoque nos aspectos nutricionais, psicológicos e fisioterapêuticos), comunicação e assistência social.
Dado expressivo é que 68% dos alunos afirmaram que nunca tinham realizado capacitação direcionada ao trato com a terceira idade. Os participantes elogiaram o conteúdo e os professores, que transmitiram seus conhecimentos com clareza e incentivaram a interação.
“Com os guardas treinados, o idoso sentirá o prazer de ser bem atendido e amparado. Isso prova que estamos imbuídos de melhorar a qualidade de vida de toda a população”, ressaltou Paulo Pinheiro, lembrando que São Caetano possui índice elevado de expectativa de vida (78,2 anos, contra 73,9 anos da média nacional), o que impulsiona a adoção de políticas públicas distintas para a terceira idade.
“Este ato é a concretização do primeiro passo que surgiu de diálogo simples, mas que é tão importante na busca da felicidade e do bem-estar desta parte da população”, destacou o secretário municipal de Segurança, José Quesada Farina. “Com este curso, os guardas nos ajudarão a cuidar dos idosos da cidade”, concluiu Áurea.
O saxofonista Roque Gomes, da Secretaria de Cultura, abrilhantou o evento.