Movimento Negro de Diadema promove curso sobre história e cultura africana

"Resistir por meio do Letramento Racial" é a missão do Fórum Benedita da Silva; curso começa em março

  • Data: 24/02/2025 09:02
  • Alterado: 24/02/2025 09:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Movimento Negro de Diadema promove curso sobre história e cultura africana

Crédito:Divulgação

Você está em:

Começa no dia 15 de março a 12ª edição do curso de Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, realizado anualmente na Câmara Municipal de Diadema. Promovido pelo Fórum de Promoção de Igualdade Racial de Diadema “Benedita da Silva”, em parceria com a Câmara Municipal, o curso é aberto ao público interessado em fortalecer a luta contra o racismo e ampliar o conhecimento sobre a história e as realidades do movimento negro brasileiro.

A aula inaugural contará com a presença do jornalista e escritor Oswaldo Faustino, autor das obras “Nei Lopes”, da coleção Retratos do Brasil Negro, e “A Legião Negra – A luta dos afro-brasileiros na Revolução Constitucionalista de 1932”. O tema da palestra será “Educação Antirracista é um bicho de sete cabeças?”.

Aulas presenciais e temáticas variadas

O curso ocorrerá de março a julho, sempre aos sábados, às 9h, na Câmara Municipal de Diadema. Os encontros terão início com um “Ajejum” – um café solidário –, seguido por palestras e debates sobre temas diversos.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/SWRfShp2XetatR277. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (11) 94553-0592.

Fórum Benedita da Silva e suas iniciativas

O Fórum Benedita da Silva reúne lideranças de entidades e associações negras, além de representantes do movimento negro de Diadema. O grupo atua na construção de políticas públicas de ações afirmativas e na erradicação do racismo e do preconceito.

Os objetivos do Fórum incluem:

  • Ampliar o conhecimento sobre o continente africano e a história dos movimentos negros no Brasil;
  • Colaborar com a aplicação das Leis Federais nº 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatória a inclusão da cultura afro-brasileira, africana e indígena nos currículos escolares;
  • Incentivar a participação da sociedade na implementação de políticas públicas de ações afirmativas para a população negra e indígena.

Neste ano, o curso contará com a participação de uma liderança indígena do Grande ABC, promovendo uma reflexão sobre as demandas desse grupo no contexto das políticas públicas. Como diz o ditado popular: “Nada de falar de nós sem nós”.

Compartilhar:

  • Data: 24/02/2025 09:02
  • Alterado:24/02/2025 09:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria


Tempo em Diadema para amanhã
25/02


Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com algumas nuvens.

Tarde

Sol e chuva.

Noite

Noite chuvosa.

Temperatura em
Diadema

Max: 29°C

Min: 20°C

Chuva em
Diadema

Probabilidade: 81%

Quantidade: 2mm

Ventos em
Diadema

Velocidade: 8km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados