Prefeitura de Mauá realiza segunda etapa do Seminário de Meio Ambiente
Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente o evento apresenta debates importantes, como a questão do Plano Municipal de Arborização.
- Data: 01/10/2013 16:10
- Alterado: 01/10/2013 16:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Doação entregue a primeira dama Larissa Ashiuchi de Suzano
Crédito:
A segunda etapa do Seminário de Meio Ambiente de Mauá acontece nesta quarta-feira (2/9), no Parque Guapituba, avenida Capitão João, 3220, das 9h às 16h30.
Às 14h45 tem palestra com o biólogo Sérgio Brazolin sobre o Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), um dos destaques do Seminário porque aborda o Plano de Arborização.
Brazolin é o autor do projeto a ser implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, com recursos no valor de R$ 2,5 milhões, do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).
Com o prazo previsto de dois anos para a elaboração do Plano, diagnóstico e inventários dos espécimes existentes no município, o convênio deverá ser assinado na próxima sexta-feira (4/9), pelo prefeito Donisete Braga.
Segundo a secretária de Meio Ambiente de Mauá, Tânia Aparecida Vieira, “com a arborização planejada da cidade será possível melhorar a qualidade de vida e poderemos, inclusive, buscar parcerias interessadas dos créditos de carbono.” O objetivo é realizar ações que potencializam benefícios ambientais, paisagísticos e de segurança que a arborização urbana pode oferecer, como o resgate da biodiversidade de espécies, conforto térmico, qualidade do ar, lazer e diminuição de acidentes com queda de árvores.
Programação
Às 9h30 – Palestra com o engenheiro elétrico José Henrique Bertoni, sobre “Energia sustentável: minicurso sobre Energia Fotovoltáica”; às 11h o arquiteto, urbanista e consultor ambiental Carlos Henrique Andrade Oliveira, abordará a questão da “Gestão Sustentável de Resíduos”; às 12h o secretário executivo da Associação Nacional de Órgãos Ambientais de Meio Ambiente (ANNAMA) e secretário de Gestão ambiental de São Bernardo do Campo, João Ricardo Guimarães Caetano vai falar sobre a “Situação do Licenciamento Ambiental nos Municípios”.
Às 15h45 um representante da empresa Foz do Brasil vai explicar o projeto e a tecnologia a ser utilizada nos trabalhos da Estação de Tratamento de Esgotos, que está sendo construída no bairro Capuava e prevista para ser entregue em dezembro de 2014. O Seminário encerra com o “Diagnóstico da Educação Ambiental: Parque Guapituba”, com um representante do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.