USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas
Universidade se destacou nas áreas de Direito, Educação, Medicina e Saúde, Artes e Humanidades, e Ciências Sociais
- Data: 23/01/2025 09:01
- Alterado: 23/01/2025 09:01
- Autor: Redação
- Fonte: Agência SP
USP
Crédito:Divulgação/Governo de SP
A consultoria britânica Times Higher Education (THE) apresentou, em 22 de janeiro, o THE World University Rankings by Subject 2025, que avalia instituições de ensino superior com base em diferentes áreas do conhecimento.
No total, a Universidade de São Paulo (USP) obteve um desempenho notável, figurando entre as 100 melhores universidades em cinco das 11 áreas analisadas. As classificações incluem: Direito na 58ª posição, Educação na 67ª, Medicina e Saúde na 86ª, Artes e Humanidades na 98ª e Ciências Sociais na 97ª.
As instituições norte-americanas dominaram a classificação, liderando nove das áreas avaliadas. Elas foram superadas apenas nas categorias de Ciências da Computação e Medicina e Saúde, que tiveram a Universidade de Oxford como a melhor do mundo. Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) destacaram-se ao liderar três áreas cada uma.
Esta edição do THE by Subject trouxe uma atualização na metodologia de avaliação. A partir deste ano, foram utilizados os mesmos 18 indicadores do ranking mundial, adaptados especificamente para cada área do conhecimento. Esses indicadores estão divididos em grandes categorias: ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, renda e reputação), qualidade da pesquisa (força, excelência e impacto), perspectiva internacional (equipe acadêmica, estudantes e colaboração em pesquisa) e indústria (renda e patentes).
Informações adicionais sobre o ranking podem ser acessadas através do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP.
Além disso, a USP mantém sua posição de liderança entre as universidades da América Latina. No ranking geral THE World University, publicado em 8 de outubro do ano passado, a universidade foi classificada na 199ª posição, retornando ao grupo das 200 melhores instituições globais após uma ausência desde 2013.
No THE Latin America University Ranking, divulgado em 12 de novembro, a USP reconquistou o primeiro lugar entre as universidades latino-americanas, uma posição que não ocupava desde 2017.