Servidores de Mauá participam de curso de LIBRAS
Cento e vinte servidores da Prefeitura de Mauá participam atualmente do curso de formação em LIBRAS, com duração total de 120 horas nos módulo nível básico I e II.
- Data: 23/09/2013 11:09
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Árvore de Natal
Crédito:
As novas turmas começaram no mês passado e a ação formativa tem o objetivo de contribuir para desenvolver comunicação mais efetiva com os deficientes auditivos, a fim de prestar atendimento mais qualificado.
No primeiro semestre deste ano mais de 70 profissionais participaram da formação. O curso está sendo ministrado pelos instrutores de LIBRAS do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação Municipal. A iniciativa é denominada “Proposta de formação intersecretarial GT Viver sem Limites: contribuindo para o atendimento público de qualidade às pessoas com deficiência”.
A ação é oferecida desde 2012 aos representantes das diversas secretariais e prioriza aqueles que fazem o atendimento inicial ao público (recepção/administrativo). Além de contribuir para o atendimento público de qualidade às pessoas com deficiência, a ação pretende prestar informações básicas sobre a melhor forma de atender e se relacionar com esse público, bem como discutir legislação e princípios gerais para a prática profissional e o funcionamento das unidades de forma inclusiva.
Até o momento ocorreram 10 encontros presenciais de 3h30, em grupos de até 35 pessoas, com atividades expositivas, dinâmicas de grupo, exposição de documentários, filmes e atividades desenvolvidas por pessoas com deficiência. Em 2012 93 servidores participaram desta formação.
Plano Nacional – O Grupo de Trabalho composto por representantes das diferentes Secretarias de Mauá iniciou-se em 2012 por solicitação da Câmara Intersecretarial da Prefeitura. O objetivo é analisar e propor ações, projetos e programas visando a garantia de direito das pessoas com deficiências, em consonância com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limites. O plano foi instituído pelo decreto de lei 7.612 de 17 de novembro de 2011.