Mauá adere ao programa São Paulo Amigo do Idoso
A iniciativa propõe o envolvimento de diferentes grupos culturais e une entidades, órgãos públicos e privados na criação de uma comunidade amiga do idoso.
- Data: 17/09/2013 16:09
- Alterado: 17/09/2013 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
A oficialização da iniciativa ocorreu na manhã desta terça-feira (17), com a entrega do termo de adesão ao prefeito Donisete Braga, pela diretora regional da Secretaria de Desenvolvimento Social – DRADS Grande São Paulo ABC-, Janete Damo.
Para o prefeito, a adesão do município é relevante uma vez que esse tema pautou a maior parte das discussões durante o Plano Plurianual Participativo (PPA), realizado entre junho e julho deste ano em 14 regiões de Mauá. “Entre as políticas públicas que queremos implantar tem inclusive a criação de um novo cartão para o idoso entrar no ônibus pela porta da frente. Essa será uma medida inclusiva que trará maior dignidade a esse passageiro”, comentou o chefe do Executivo.
A diretora do DRADS explicou que as sete cidades da região já aderiram ao programa. “Para um município receber o selo tem que cumprir as três etapas do processo de certificação, que tem prazo de um ano entre uma e outra. É necessário se desenvolver todo um trabalho educativo e intersecretarial em prol da melhor qualidade de vida do idoso”, citou. Todo o material referente ao programa já foi disponibilizado à Secretaria de Cidadania e Ação Social de Mauá.
Até 2050 a população idosa deverá representar 22% da população mundial. Desse total mais de 80% viverá em países em desenvolvimento. Pela primeira vez na história da humanidade haverá mais idosos do que crianças.
Pilares do programa
O Programa São Paulo Amigo do Idoso baseia-se no conceito de “Envelhecimento Ativo” da Organização Mundial de Saúde (OMS): independência, participação, assistência, auto realização e dignidade. Esses princípios foram fundamentais na definição dos quatro pilares do Programa São Paulo Amigo do Idoso: educação, saúde, proteção e participação.