Balneário Camboriú decreta emergência devido a alagamentos

A prefeitura disponibilizou abrigos emergenciais em três bairros

  • Data: 16/01/2025 17:01
  • Alterado: 16/01/2025 17:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: FOLHAPRESS
Balneário Camboriú decreta emergência devido a alagamentos

Alagamentos em Balneário Camboriú

Crédito:Reprodução - Redes Sociais

Você está em:

O município de Balneário Camboriú decretou situação de emergência na manhã desta quinta-feira (16), após fortes chuvas provocarem alagamentos em diversas áreas da cidade.

A água bloqueou avenidas importantes da cidade, como a Atlântica, que percorre a região da orla, além de inundar carros e residências. Pelo menos 17 vias estão interditadas devido aos alagamentos.

O litoral norte de Santa Catarina enfrenta chuvas intensas desde a noite de quarta-feira (15), atingindo também os municípios de Camboriú, Itajaí, Itapema e Governador Celso Ramos, que também declararam emergência.

Entre 5h e 11h, Camboriú registrou 167 mm de chuva, seguido por Itajaí, com 142,1 mm, e Balneário Camboriú, com 122,6 mm.

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), anunciou nas redes sociais a criação de um gabinete de crise para monitorar a situação. “A situação é grave e nos preocupa”, afirmou em vídeo. Ela pediu que a população mantenha a atenção e evite sair de casa.

A água tomou conta da avenida Artenir Werner e ilhou o shopping Balneário, que fechou as portas e aguarda a normalização da situação para a reabertura.

A prefeitura disponibilizou abrigos emergenciais em três bairros. Até o momento, foi registrada a evacuação de uma família devido a um deslizamento de terra no bairro Pica-Pau.

A prefeitura também solicitou ajuda ao governo estadual e disse que o município tem limitações para atender a população atingida. “Nesse momento nós estamos sem todos equipamentos, colchões, tudo isso foi destinado para o Rio Grande do Sul no ano passado, então a cidade está sem nada”, disse Juliana.

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) disse pelas redes sociais que colocou equipes técnicas do estado à disposição do governo catarinense. “Santa Catarina foi um dos primeiros estados a nos estender a mão durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio do ano passado. Agora é nossa vez de retribuir essa solidariedade”, disse Leite.

O município de Blumenau enviou uma equipe da defesa civil municipal para Balneário Camboriú para dar apoio na resposta do município ao desastre.

De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, um trecho da BR-101 ficou totalmente bloqueado no km 138, e foi liberado após o meio-dia.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de chuva moderada e alagamentos pontuais para as regiões do Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí válido até esta tarde.

Em Itajaí, uma mulher foi resgatada em sua residência na região central da cidade. O corolonel Onir Mocellin, coordenador da defesa civil municipal, disse que há alerta para chuvas mais fracas na sexta-feira (17) e o retorno da chuva forte no fim da tarde de sábado (18)

Na cidade de Itapema, a chuva bloqueou um túnel e alagou trechos dos bairros Ilhota, São Alto Bento, Morretes e Meia-Praia. O prefeito Alexandre Xepa (PL) publicou um vídeo nas redes sociais com água na altura do peito pedindo ajuda de pessoas que possam emprestar barcos para ajudar no resgate de ilhados.

A prefeitura também bloqueou o acesso ao morro do Encano, por onde passa a estrada que conecta Itapema a Camboriú, devido ao risco de deslizamentos.

Em Governador Celso Ramos, a força da chuva fez com que uma parte do quartel do Corpo de Bombeiros da cidade desabasse. A prefeitura alertou para risco de choque elétrico por causa da queda de postes no chão em diferentes áreas da cidade, como na estrada próxima ao Mirante dos Calheiros, onde a fiação elétrica veio abaixo junto com galhos de árvores

No município de Tijucas, foi emitido um alerta vermelho para risco de deslizamentos. A cidade registrou o maior índice de chuva do estado até o momento, superando 166 mm entre 6h e 12h.

Na capital Florianópolis também está chovendo muito nesta quinta-feira. Segundo o Climatempo, a previsão é de chover 39,3 mm na cidade, que já possui vias alagadas e rios transbordando.

Às 14h55, a Defesa Civil municipal emitiu um alerta severo de tempestade na região, indicando a possibilidade de raios, alagamentos e enxurradas. Às 15h45, a prefeitura usou as redes sociais para avisar que havia 41 ocorrências, com diversos pontos de alagamentos. Por isso, várias linhas de ônibus foram suspensas e a gestão Topázio Neto (PSD) pediu para a população evitar sair de casa nesta tarde.

Compartilhar:

  • Data: 16/01/2025 05:01
  • Alterado:16/01/2025 17:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: FOLHAPRESS









Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados