Mauá aguarda liberação para residência médica
O Ministério da Educação já divulgou portaria nomeando os avaliadores. Mauá aguarda o agendamento da visita.
- Data: 06/09/2013 17:09
- Alterado: 06/09/2013 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
Após um período de consultas e tratativas a Prefeitura de Mauá, através da Secretaria de Saúde formalizou a intenção de implantar Residência Médica na rede de Saúde municipal. A medida ocorreu através da inscrição junto a Comissão Nacional de Residência Médica, visando a implantação de residência em cinco áreas.
A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
As áreas escolhidas pela Secretaria de Saúde são Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade. Ao todo foram solicitadas 70 vagas entre Residência 1 (primeiro ano), Residência 2 (segundo ano) e Residência 3, específica para psiquiatria.
Conforme a tramitação estabelecida pelo Ministério da Educação a próxima etapa será a visita técnica, a qual vai gerar relatório a ser apreciado pela Câmara Técnica do MEC.
Para implantação do programa a Secretaria de Saúde está estabelecendo parcerias com a FUABC, UNICID e Renil. Para cada dois Residentes é necessário que as instituições forneçam um monitor para acompanhamento. Já o município destina um responsável por área.
Os programas de Residência Médica são autorizados para um período de cinco anos, podendo ser renovados. Obtendo a autorização, o programa será operacionalizado durante o próximo ano.