Espaço VIDA inaugurado em São Caetano
Pio Mielo pede inclusão educacional e SEEDUC instala sala especial na EMEF 28 de julho
- Data: 29/08/2013 15:08
- Alterado: 29/08/2013 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: InComum
Crédito:
Indicação (nº 2087, de 16/6/13) protocolada na Câmara Municipal de São Caetano do Sul pelo vereador Professor Pio Mielo (PT), pedindo integração e condições pedagógicas ideais para alunos com deficiência foi atendida pela Secretaria de Educação (SEEDUC), que inaugurou, na última semana, o Espaço VIDA – Valorização, Inclusão, Desenvolvimento e Aprendizagem, na EMEF 28 de julho, bairro Barcelona.
De acordo com o vereador, “a questão de inclusão na educação tem sido trazida com frequência ao nosso mandato. Dialogamos com muitas famílias que possuem filhos estudantes com necessidades especiais e, a partir disso, membros de nossa equipe participaram de encontros e debates sobre o tema, promovidos na cidade. Embasados por análise técnica, aliada à minha experiência dentro da sala de aula, sugerimos a criação desse tipo de estrutura”, afirma Pio Mielo. “Sem dúvida, é mais uma vitória da cidade”, completa.
A sala especial possui mobiliário, materiais pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, como deficiência, transtornos globais e altas habilidades, matriculados nas classes comuns do ensino regular. O atendimento aos jovens no local será realizado por um professor de educação especial e tem como missão eliminar as barreiras para a plena participação dos jovens.
Estender essa estrutura e aplicá-la em mais equipamentos municipais é o objetivo do professor Pio Mielo. “Temos isso em uma escola, mas precisamos pensar global e mapear as demais necessidades, a fim de estender essa estrutura a mais cidadãos, não somente na educação, mas também esporte, cultura e lazer”, ressalta.
MAIS EDUCAÇÃO
Em primeira discussão, o Legislativo aprovou, nesta semana, projeto de lei do Executivo que cria na cidade a “Festa do Livro e Literatura”, fornecendo vale-livro de R$ 95 aos estudantes do ensino fundamental e R$ 250 aos professores. “Votei a favor e apoiei essa iniciativa. Muito do que sou é fruto de muita leitura e temos de incentivar com veemência essa prática, principalmente em nossos jovens”, destaca Pio.
Nessa linha, o vereador também indicou ao prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) a criação de bibliotecas em espaços públicos que oferecem serviços à população, como centros de Convivência, da Terceira Idade e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros.
“A Secretaria de Educação, liderada pelo amigo e professor Daniel Contro, tem realizado um excelente trabalho de fomento pedagógico na rede municipal, com medidas positivas visando qualificar ainda mais esse setor. Esse respaldo, dado pelo prefeito Paulo Pinheiro, mostra que caminhamos sim para uma cidade que se tornará referência em educação”, finaliza Pio Mielo.