Lauro Michels recebe Bill Young
Prefeito recebe coreógrafo norte-americano criador do novo trabalho da Cia. de Danças de Diadema
- Data: 28/08/2013 17:08
- Alterado: 28/08/2013 17:08
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:
Nesta quinta-feira (29/8), às 16h, o prefeito Lauro Michels recebe em seu gabinete o bailarino e coreógrafo norte-americano Bill Young. Ele vem acompanhado de Ana Bottosso diretora da Cia. de Danças de Diadema.
O coreógrafo é fundador da “Bill Young & Dancers”, sediada em Nova York, para a qual já criou mais de 70 trabalhos. Ele está no Brasil desde o começo do mês e sua passagem por Diadema, onde fica até a próxima terça-feira (3/9), tem como objetivo a criação da nova coreografia da Cia. de Danças, que completou 18 anos de existência em 2013.
O primeiro contato de Young com o grupo de dança de Diadema foi no ano passado, quando o americano deu aulas para os bailarinos da companhia. Segundo Ana Bottosso, daí surgiu a possibilidade de criação da coreografia que agora está se concretizando. O novo trabalho, que tem estreia para novembro próximo e deve chamar-se “Transformação”, tem base na técnica de contato-improvisação, linguagem que determina todas as criações do coreógrafo americano.
Outra possibilidade que deve acontecer em 2014 é a ida da Cia. de Danças para Nova York. Além de se apresentar no espaço onde Bill Young tem sua companhia, o grupo de Diadema pretende participar de festivais e de outros eventos ligados à dança. “Para isso, precisamos de patrocínio e recursos. Estamos abertos para contatos com empresários e com órgãos públicos que queiram nos ajudar a viabilizar essa viagem”, disse Bottosso.
A Cia. de Danças de Diadema foi criada em 1995, e desde o início do projeto os bailarinos são remunerados pela Prefeitura de Diadema, que também oferece infraestrutura para os ensaios. Em contrapartida, o grupo realiza oficinas de dança para pessoas de todas as idades em onze espaços culturais do município. A atividade conhecida como Programa de Difusão e Formação em Dança é realizada em parceria com a Associação Projeto Brasileiro de Dança (APBD) e atende cerca de mil pessoas por ano.