Fundo Social realiza conclusão da primeira turma de artesanato
Curso resgatou autoestima e trouxe opção de geração de renda para as alunas de Diadema
- Data: 28/07/2014 14:07
- Alterado: 28/07/2014 14:07
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:
No próximo dia 31 de julho, terminam as aulas da primeira turma do Curso de Artesanato, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Diadema. Durante o último encontro, haverá entrega de certificados e será oferecido um café da manhã para confraternização de alunas e professoras.
Ao todo, 15 mulheres participaram do curso ministrado duas vezes por semana, durante três meses, para aprender técnicas artísticas que utilizam materiais descartáveis como potes de sorvete, mídias, filtros de café e garrafas PET.
Dentre os produtos confeccionados estão bonecos de pano, pesos de porta, bolsas e outros itens. “O resultado é bastante positivo. O curso melhora a autoestima, muda a vida das pessoas e ainda pode ser uma nova fonte de renda. Todas têm potencial, só precisam de incentivo”, afirma a professora voluntária Íria Assae Oura.
Ela explica que as participantes evoluíram muito desde o início das aulas, como Karina Suzuki Medina Silva, que não sabia pregar botões e, hoje, produz peças para decorar a casa e presentear amigos e familiares. “Gostei de tudo, das técnicas, porque cada uma é diferente e todas são fáceis de fazer. Além disso, descanso a mente e posso ficar mais tempo com minha mãe, pois faço algumas peças em casa”, conta a aluna.
“Com as técnicas que foram ensinadas é possível fazer várias peças para vender. Então, a prioridade para a próxima turma são as pessoas que ainda não participaram do curso de artesanato”, informa a professora Regina Nakahama.
PRÓXIMA TURMA
O curso gratuito é voltado para maiores de 18 anos de idade, moradores da cidade e não exige escolaridade mínima. As inscrições para a próxima turma estão abertas até 5 de agosto nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro Público Eldorado. Para se inscrever é preciso apresentar RG e comprovante de residência. A previsão de início das aulas é para 20 de agosto.
DOAÇÕES
Parte do material utilizado no curso é proveniente de doações, como as mídias de CD e DVD empregadas na confecção de agulheiros. Quem se interessar em doar materiais para artesanato em geral como tecido, cola branca, miçangas, feltro, sisal, entre outros, pode entrar em contato direto com o Fundo Social pelo telefone (11) 4057 7788.
SERVIÇO:
Centro Público Eldorado. Rua Bituva, 40 – Eldorado.
CRAS NORTE. Praça Celite, s/n – Campanário.
CRAS SUL. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 1.090 – Eldorado.
CRAS LESTE. Rua Prudente de Moraes, 306 – Promissão.
CRAS CENTRO-OESTE. Avenida Lico Maia, 256 – Serraria.