São Caetano realiza 2º Ciclo de Palestras de Capacitação da Rede Protetiva
O objetivo é capacitar os profissionais da Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar, organizações da sociedade
- Data: 25/11/2024 11:11
- Alterado: 25/11/2024 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Prefeitura de São Caetano realiza 2º Ciclo de Palestras de Capacitação da Rede Protetiva a crianças e adolescentes
Crédito: Eric Romero / PMSCS
A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social), e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), realiza desde esta segunda-feira a quinta-feira (25 a 28/11) o 2º Ciclo de Palestras de Capacitação da Rede Protetiva, que acontece no Cecape (Centro de Capacitação a Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, das 8h às 12h.
O evento é uma parceria com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de São Caetano do Sul, tem como tema das palestras “Violências contra Crianças e Adolescentes”, com o objetivo de capacitar os profissionais da Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar, organizações da sociedade civil e demais atores que compõem a rede protetiva, visando a maior eficácia na atuação, em conformidade com a Lei Nº 13.431/2017.
“O Ciclo reafirma o compromisso desta Administração com a proteção integral de nossas crianças e adolescentes. Sabemos que a proteção deles é um dever compartilhado entre o poder público, as famílias e toda a sociedade. Por isso, eventos como este demonstram a força de nossa rede protetiva e o nosso compromisso em construir um futuro mais seguro e digno para todos”, ressaltou o secretário de Assistência e Inclusão Social, Thiago Mata.
Também estiveram presentes à abertura do evento os secretários municipais de Educação (Seeduc), Minéa Paschoaletto Fratelli, de Saúde (Sesaud), Guilherme Crepaldi Esposito, e dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef), Andrea Alencar de Oliveira; a delegada titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher, Luciara de Cássia da Conceição; a promotora de Justiça da 1ª Vara Criminal e de Crimes contra Crianças e Adolescentes de São Caetano do Sul, Janine Baldomero; e Marília Felismino, do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
PALESTRAS
Como palestrantes, nomes de peso no combate à violência contra crianças e adolescentes. Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta, palestrou sobre Educar para Proteger. “Hoje, dia 25 de novembro, comemoramos o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e estamos aqui para um evento dos mais importantes, que leva à sociedade a discussão sobre implantação de políticas públicas que combatam as violências contra mulheres, crianças e adolescentes”, resumiu Luciana, filha do ex-presidente Michel Temer.
Na terça-feira (26), será a vez da promotora de Justiça Renata Vitti palestrar sobre o tema Proteção Integral e a Atuação Integrada da Rede Protetiva. Na quarta-feira (27), Mariana de Moraes e Carla Fraga Ferreira, do NAT (Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial), irão palestrar sobre a Escuta Especializada no Cotidiano de Trabalho. Por fim, na quinta-feira (28), o Juiz da Vara da Infância e Juventude de São Caetano do Sul, Eduardo Rezende de Melo, abordará o Sistema de Garantia de Direitos e Atuação em Rede.
Terça-feira (26/11)
PALESTRA PROTEÇÃO INTEGRAL E A ATUAÇÃO INTEGRADA DA REDE PROTETIVA
Renata Rivitti, Promotora de Justiça
Link para inscrição: https://forms.gle/YbmxyyUgRGYdxnWu5
Quarta-feira (27/11)
PALESTRA ESCUTA ESPECIALIZADA NO COTIDIANO DE TRABALHO
Marina de Moraes e Carla Fraga Ferreira, NAT- Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial
Link para inscrição: https://forms.gle/VRNmQ4QcTGGza3yv8
Quinta-feira (28/11)
PALESTRA SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS E ATUAÇÃO EM REDE
Eduardo Rezende de Melo, Juiz da Vara da Infância e Juventude de São Caetano do Sul
Link para inscrição: https://forms.gle/BtA8dkd2RTVr9jaN6