Centros esportivos da Prefeitura de SP desenvolvem projetos de hortas comunitárias
Ideia por trás dessa iniciativa é unir o conceito de saúde e bem-estar, tão presente nas atividades esportivas, com a promoção de uma alimentação saudável, acessível e sustentável
- Data: 19/11/2024 11:11
- Alterado: 19/11/2024 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Hortas
Crédito:TV Brasil
Promovendo não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também o fortalecimento da comunidade e a inclusão, os Centros Esportivos CERET, Jardim Celeste, Casa Verde, Guarapiranga, Aclimação e Tiquatira desenvolvem o projeto das hortas comunitárias.
A ideia por trás dessa iniciativa é unir o conceito de saúde e bem-estar, tão presente nas atividades esportivas, com a promoção de uma alimentação saudável, acessível e sustentável. As hortas nascem não só como um local de cultivo, mas também como um ponto de encontro para os munícipes, onde eles podem compartilhar conhecimentos sobre agricultura, trocar experiências e fortalecer os laços comunitários.
A implementação dessa atividade, traz diversos benefícios, entre eles:
Acesso a Alimentos Saudáveis: As hortas comunitárias oferecem uma alternativa viável para o cultivo e consumo de alimentos livres de agrotóxicos, promovendo uma alimentação mais saudável.
Educação Ambiental: Além de promover a alimentação saudável, as hortas comunitárias servem como espaços de aprendizado sobre práticas agrícolas sustentáveis, o ciclo da natureza, a importância da preservação do meio ambiente e o reaproveitamento de resíduos orgânicos.
Integração entre Geração e Culturas: O projeto também tem potencial para promover a integração intergeracional, pois pode envolver desde crianças até idosos, além de pessoas de diferentes origens culturais. Isso cria um ambiente de troca de saberes e experiências, ampliando o impacto social da ação.
“O projeto é muito graficamente por trazer uma área mais verde ao nosso Centro Esportivo, além de poder promover uma alimentação saudável e orgânica para os nossos funcionários aqui na cozinha” diz Edivaldo, mais conhecido como vovô, o responsável pela horta do CE Jardim Celeste.