Meio Ambiente realiza curso sobre Podas Urbanas
A Secretaria de Meio Ambiente de Diadema, realizou nesta manhã (18/6), um curso voltado aos funcionários do departamento de Paisagem Urbana sobre Podas Urbanas.
- Data: 17/06/2014 11:06
- Alterado: 17/06/2014 11:06
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: Secom Diadema
Crédito:
Objetivo do curso é evitar podas irregulares na cidade, ressaltando que as árvores são seres vivos e sensíveis e uma poda errada pode acelerar a morte de uma árvore. O curso, que teve a participação de 15 funcionários, foi divido em duas aulas sendo uma teórica e outra prática. As aulas foram ministradas pelo engenheiro agrônomo, Geraldo Duarte e pela arquiteta, Regina Garibaldi.
Durante as aulas os alunos aprenderam sobre os vários tipos de poda que podem ser realizadas: poda de limpeza, adequação, formação, manutenção e de emergência, para retirada de ramos doentes, atacada por parasitas, ou quando existe o risco iminente de queda provocando riscos à população ou ao patrimônio público. Aprenderam também sobre a necessidade da utilização de equipamentos de segurança como óculos, capacete, luvas, sapato emborrachado e cordas. “Eu gostei de participar deste curso, sempre aprendemos coisas novas”, comentou Lourival Bezerra, que é jardineiro há 35 anos.
Nas áreas públicas apenas os funcionários da prefeitura são autorizados a realizar a poda. Em áreas particulares o proprietário deverá contratar o serviço, após a análise do fiscal do meio ambiente.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Denise Ventrici, este é um curso muito importante, para melhorar a qualidade do serviço prestado, respeitando a natureza. “A maioria das cidades brasileiras cresceram sem planejamento urbano e muitas árvores foram plantadas indevidamente nas calçadas estreitas ou no meio da fiação da iluminação pública, causando transtornos. Verificamos a necessidade desta formação para promover qualidade de vida além de deixar Diadema mais bonita”, comentou.