Balanço dos cursos de capacitação do Fundo Social
Fundo Social de Solidariedade de São Caetano fecha mês de maio com saldo positivo de capacitações
- Data: 03/06/2014 10:06
- Alterado: 03/06/2014 10:06
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:
O Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Graça Pinheiro, fecha o mês de maio com centenas de capacitados e qualificados entre os 11 cursos oferecidos no período pela entidade social: cozinha diet/light/vegetariana, gastronomia internacional, curso pizza, cozinha, popular-econômica, massa folhada, panificação doméstica, festival de risotos, doces finos, e na área de estética e beleza, os cursos de design de sobrancelha e maquiagem profissional.
De acordo com Graça Pinheiro, os cursos oferecidos têm como objetivo garantir a inclusão e investir no desenvolvimento e na geração de emprego e renda. “Um profissional capacitado amplia as oportunidades de ingresso e reingresso no mercado de trabalho”, fala com propriedade a presidente da entidade, que há 18 anos é professora do Fundo.
“É muito gratificante ver que nossos alunos e aulas estão, cada dia mais, conquistando seus objetivos. Muitos deles, já estão estabelecidos no mercado, mas buscam o aprimoramento e a expansão dos seus negócios ou carreiras. Isso comprova a qualidade dos cursos que incluem aulas teóricas e práticas”, constata Graça.
Um exemplo da necessidade de conhecimentos atuais de novas técnicas é a universitária Bruna Oliveira, de 25 anos e moradora no bairro Oswaldo Cruz. “Sou formada em gastronomia, que é um mercado muito exigente quanto à constante atualização e cobra dos profissionais novos cursos. Aqui no Fundo Social, além do conhecimento, temos os certificados, também cobrados no nosso currículo. Já fiz diversos cursos e vou fazer todos os que forem oferecidos, equiparam-se às aulas da grade da universidade, tanto as teóricas quanto as práticas”, afirmou.
Já o jovem André Luiz Lacerda, de 22 anos e morador no Bairro Prosperidade, ainda sonha com a formação em gastronomia e teve conhecimento dos cursos do fundo social há pouco tempo. “O curso de risotos é o primeiro que faço, mas daqui em diante farei todos. Gosto de cozinhar, principalmente doces. Em um intervalo o professor me ensinou a fazer um bolo recheado. Foi o meu presente de dia das mães, ela adorou”, conta André.
Ainda como incentivo à autonomia econômica e ao empreendedorismo, o Fundo Social também oferece oportunidades de aprendizado para os interessados na área de estética e beleza. “Queremos que as moradoras de nossa cidade tenham êxito em suas vidas profissionais. Penso que esse é o primeiro passo para que a qualidade de vida pessoal possa ser mantida. Esperamos realmente que todo o conteúdo que está na grade dos cursos seja muito bem absorvido e aproveitado pelas alunas, e que isso possa trazer sucesso a todas”, incentiva Graça Pinheiro.
Para a manicure Patrícia da Conceição Gonzaga, de 29 anos, que atende em casa o mercado da beleza anda muito rápido e as novidades mudam da mesma forma. “Hoje concluo o curso de design de sobrancelha, minhas clientes de manicure, também fiz o curso aqui, sempre me pediam. Vou fazer o próximo de maquiagem, Estou aqui para aprender novas técnicas e aproveitar as oportunidades que o Fundo Social está dando. Era meu sonho fazer um curso como este, mas um curso particular fica muito caro. Aqui é de graça e com a mesma qualidade”, afirma Patrícia que tem planos de abrir um salão de beleza.
“Desejo que nossos alunos e alunas ingressem no mercado de trabalho, para isso é preciso muita perseverança, dedicação e autoconfiança. Temos muitos exemplos de profissionais que já conquistaram suas metas. Nunca se esqueçam que é necessário estar bem preparado. Quem já trabalha na área, lembre-se que atualização constante é essencial para manter a qualidade de seus serviços, além de ser uma oportunidade de conhecer novas técnicas e também pessoas, para quem quer ingressar também é preciso. Contem sempre com o Fundo Social”, estimula Graça Pinheiro.
CURSOS – Para obter informações a respeito das vagas disponíveis, basta ligar para o Fundo Social de Solidariedade (4228-8907) ou comparecer pessoalmente na Rua Antonio Bento, 140, Bairro Santa Paula. Os cursos são gratuitos e são realizados na sede da entidade.