Teste da picape Fiat Titano Ranch – Para transpor os obstáculos

Versão Ranch é a “top” de linha da Fiat Titano, que enfrenta entraves inesperados para crescer no segmento de picapes médias

  • Data: 17/09/2024 10:09
  • Alterado: 17/09/2024 10:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira AutoMotrix
Teste da picape Fiat Titano Ranch – Para transpor os obstáculos

A Titano Ranch é equipada com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros, acoplado à transmissão automática de 6 marchas

Crédito:Luiza Kreitlon/AutoMotrix

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Para ajudar sua novata Titano a encarar as picapes médias mais prestigiadas no mercado brasileiro – especialmente as líderes de vendas Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger –, a Fiat adaptou a estratégia recente das marcas chinesas. Montada na fábrica da Nordex, no Uruguai – com boa parte das peças trazidas da China –, a Titano chegou ao mercado brasileiro em três versões: a Endurance, com preço de R$ 219.990, a Volcano, a R$ 239.990, e a topo de linha Ranch, a R$ 259.990. Assim, posicionou-se em uma faixa de preços que fica entre 10% e 20% abaixo das configurações com recursos semelhantes das picapes médias mais vendidas do mercado nacional – um posicionamento similar ao adotado pela BYD e pela GWM nos segmentos de elétricos e híbridos. Porém, como as chinesas também mostraram, apenas reduzir os preços não basta. Na picape média da Fiat, chama a atenção o tamanho da caçamba, que leva o maior volume da categoria, com 1.314 litros – na “top” Ranch, cai para 1.220 litros, por conta do protetor de caçamba. Contudo, apesar dos preços e da caçamba avantajada, a Titano ainda não vende tão bem quanto a Fiat esperava. 

Desde que foi lançada no Brasil, no final de março deste ano, a Titano totalizou 2.434 emplacamentos. Em agosto, vendeu 690 unidades e conseguiu ficar à frente das 479 da Volkswagen Amarok, mas foi superada facilmente pelas líderes do segmento, a Hilux (4.730), a Ranger (2.782), e a S10 (2.098), e também pela Mitsubishi L200 Triton (934) e pela Nissan Frontier (857). Segundo a Fiat, a culpa das vendas não terem atingido o volume esperado foi do Ibama, que funcionou em ritmo lento desde o início do ano – algo conhecido popularmente por “operação tartaruga” – e afetou o controle alfandegário e a distribuição de veículos importados de várias fabricantes, dificultando a chegada da Titano às concessionárias. Como os servidores do Ibama chegaram a um acordo salarial em agosto, espera-se que a entrada de veículos no Brasil seja normalizada. Das concorrentes, apenas a S10 (produzida em São José dos Campos/SP) e a L200 Triton (montada em Catalão/GO) não enfrentaram dificuldades alfandegárias – Hilux, Ranger, Frontier e Amarok são fabricadas na Argentina.

A Titano tem como base a plataforma KP1, desenvolvida pela chinesa Changan em conjunto com a PSA Peugeot Citroën. A KP1 deu origem à picape Changan Kaicene F70, lançada em 2019, e à “clone” Peugeot Landtrek, fabricada na China desde 2020. A picape média da marca francesa também é montada no Uruguai e foi lançada em outros países latino-americanos. Entretanto, no mercado brasileiro, o grupo Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, entre outras – optou por colocar na nova picape média o emblema da Fiat. A extensa rede de concessionárias e de serviços da marca italiana no país e sua liderança nos segmentos de picapes menores, com a compacta Strada – o veículo mais vendido no mercado nacional há mais de três anos – e a intermediária Toro – primeira colocada de sua categoria – contaram a favor da decisão. Para adaptação às exigências do mercado brasileiro, a Titano recebeu novos coxins de cabine, suspensões, rodas, bancos e calibrações na suspensão. 

A picape média da Fiat é equipada nas três versões com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros, acoplado à transmissão automática de 6 marchas na Ranch. De origem PSA e fabricado na França, é o mesmo motor usado em utilitários como o Fiat Escudo e o Peugeot Boxer. A Titano conta com caixa de transferência e bloqueio manual do diferencial traseiro e oferece três modos de tração: o “2H”, o “4H” e o “4L”. 

Com 5,33 metros de comprimento, 2,22 metros de largura (com espelhos), 1,89 metro de altura (com barras longitudinais) e 3,18 metros de entre-eixos, a Titano Ranch vem com rodas de liga leve de 18 polegadas. Na frente de aspecto imponente, a grade adota temas geométricos e robustos, emoldurada pelas luzes de circulação diurna (DRL) em leds e pelo “skid plate” (protetor do motor). A grande capacidade da caçamba é garantida pela área de carga com 1,63 metro de comprimento, 1,92 metro de largura e 50 centímetros de altura, com santantônio, protetor e capota marítima. A Titano está disponível nas cores metálicas Vermelho Tramonto (a do modelo testado), Preto Carbon e Prata Billet e a sólida Branco Ambiente. A Ranch se diferencia por ter mais detalhes cromados, como nos frisos e nas maçanetas. A versão vem com seis airbags e recursos como alerta de saída de faixa, assistente para descidas acentuadas, detector de pressão dos pneus, Electronic Stability Program (ESP), assistente de partida em rampa, controle de tração e o Trailer Swing Control, para ajudar a estabilizar o reboque. A picape média é o primeiro modelo da Fiat a oferecer garantia de cinco anos, com as revisões a cada um ano ou 10 mil quilômetros.

Experiência a bordo

Jeito rústico

Na versão Ranch da Titano, os bancos são em um polímero que simula couro, com costuras aparentes para realçar o requinte. Os dianteiros têm ajuste elétrico e os traseiros podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até cem quilos atrás da segunda fileira de bancos. O volante multifuncional também é em couro sintético, mas faz falta um ajuste de profundidade. O habitáculo oferece bom espaço para cabeça, pernas e ombros. Na segunda fileira de assentos, o bom ângulo de reclinação amplia o conforto. Na frente, há um console central com porta-copos, nichos para objetos e um amplo apoio de braços central, que abriga um compartimento de boas dimensões. 

Apesar de a escolha dos revestimentos internos até refletir a proposta de tornar a “top” Ranch mais sofisticada, a montagem da Titano no Uruguai não atinge o padrão de qualidade das picapes “made in Brazil” da Fiat – a compacta Strada, feita em Minas Gerais, e a média Toro, produzida em Pernambuco. Algumas peças da Titano – como a proteção plástica da alavanca interna que aciona a abertura do acesso ao tanque de combustível e as luzes internas do teto –, parecem inadequadamente fixadas ou têm aspecto frágil. 

O painel de instrumentos tem tela digital colorida de 4,2 polegadas e a central multimídia tem tela de 10 polegadas. É possível conectar e carregar dispositivos eletrônicos por meio das entradas USB no console central. O multimídia tem navegação TomTom e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. O ar-condicionado digital é dual zone, e a picape oferece o sistema “keyless entry’n go” (chave presencial com partida por botão). A câmera de 360 graus ajuda na hora de estacionar e é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a manobra. 

Impressões ao dirigir

Princípio evolutivo

Para lançar sua primeira picape média, a Fiat tinha dois caminhos. Um seria desenvolver uma nova plataforma própria sobre longarinas, algo que levaria tempo e teria custos elevados. O outro, adaptar uma plataforma sobre longarinas da Stellantis, o que poderia ser feito rapidamente e com baixos custos. Não foi uma decisão tão difícil. A escolha recaiu sobre a plataforma chinesa da Changan Kaicene F70, lançada em 2019, e que em 2020 foi adotada na Peugeot Landtrek. É verdade que a indústria automotiva chinesa evoluiu rapidamente nos últimos anos, especialmente nos veículos elétricos. Porém, a plataforma chinesa de 2019 enfrenta no mercado brasileiro modelos com arquiteturas mais modernas e mais ajustados às atuais demandas do segmento de picapes médias. O resultado é que a Titano vibra mais e é mais rumorosa que as concorrentes – ou seja, não tem aquele comportamento de “SUV com caçamba”, que virou tendência nas picapes médias contemporâneas. Além disso, o motor 2.2 turbodiesel entrega força suficiente para mover os 2.150 quilos de picape com destreza, especialmente em baixos giros, mas não é tão elástico – e nem tão econômico. Na aferição do Inmetro, a Titano Ranch teve médias de 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada, com notas “D” na categoria e “E” no geral 

A vibração, especialmente com a caçamba vazia, torna-se mais perceptível em terrenos irregulares. Mas os bons ângulos de entrada (29 graus) e de saída (27 graus) facilitam a transposição de obstáculos no off-road. Para encará-los, a picape aproveita bem seus 23,5 centímetros de distância em relação solo, além de contar com caixa de transferência e do bloqueio manual do diferencial traseiro. Há ainda três modos de tração, o “2H” (dois High Speed), com a força ficando 100% nas rodas traseiras, o “4H” (quatro High Speed), para terrenos mais difíceis, e o “4L” (quatro Low Speed) com reduzida, para condições extremas de off-road. Já no asfalto e nos caminhos mais planos, a Titano é menos confortável do que se espera de uma picape recém-lançada. A suspensão de longo curso absorve razoavelmente bem o impacto de grandes buracos, mas não filtra tão eficientemente as pequenas irregularidades. Todavia, a picape média da Fiat não mostra flutuação em velocidades altas ou rolamento excessivo nas curvas. 

Ficha técnica

Fiat Titano Ranch 2.2 TD 4×4

Motor: a diesel, dianteiro, longitudinal, 2.179 cm³, sobrealimentado por turbo de geometria variável, quatro cilindros em linha, duplo comando no cabeçote e 16 válvulas. Injeção direta de combustível

Potência: 180 cavalos a 3.750 rpm

Torque: 40,8 kgfm a 2 mil rpm

Transmissão: automática de 6 marchas

Tração: 4×2 com 4×4 e 4×4 com reduzida, controlada por seletor eletrônico rotatório

Carroceria: picape cabine dupla montada sobre longarinas com quatro portas e cinco lugares, tem seis airbags de série

Dimensões: 5,33 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,86 metro de altura e 3,18 metros de distância de entre-eixos.

Suspensão: dianteira independente com quatro braços oscilantes, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados, traseira com feixe de quatro molas semi-elípticas de duplo estágio e amortecedores hidráulicos.

Pneus: 265/60 R18

Freios: dianteiros por discos ventilados e traseiros a tambor. ABS com EBD de série

Peso: 2.150 kg.

Capacidade da caçamba: 1.220 litros

Tanque de combustível: 80 litros

Preço: R$ 259.990

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