Prefeitura de Diadema intensifica fiscalização dos transportes escolares

Fiscalização é feita diariamente para verificar irregularidades na prestação do serviço

  • Data: 23/08/2013 18:08
  • Alterado: 23/08/2013 18:08
  • Autor: Ana Maria Machado
  • Fonte: PMD
Prefeitura de Diadema intensifica fiscalização dos transportes escolares

Crédito:

Você está em:

A fiscalização das peruas escolares foi intensificada este ano com a reestruturação do Departamento de Transporte Público da Secretaria de Transportes. O setor é responsável pela fiscalização de táxis, ônibus e peruas escolares, sendo que este último foi priorizado para garantir responsabilidade e segurança no transporte de crianças.

Levantamento realizado pela ST no começo do ano verificou que, dos 169 permissionários, 60 estavam trabalhando com alguma irregularidade e foram notificados para verificar a documentação e se adequar às normas de trânsito. 

Desde abril, 190 escolas do município foram visitadas tendo como resultado uma apreensão de veículo e 63 multas aplicadas, 12 delas em veículos não autorizados. A lotação dos veículos também é alvo de fiscalização. Na Secretaria de Transportes foram realizadas 216 vistorias em veículos.

 “Cabe ao setor garantir que o transporte de nossas crianças seja feito com muita responsabilidade”, alertou o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves. “Não podemos, em hipótese alguma, permitir qualquer tipo de irregularidade”, reforçou.

Uma das permissionárias, Dirce Farias de Souza, 50 anos, foi abordada pela fiscalização, na porta da EMEB, Humberto Marquelli Mendonça, no Jardim Bela Vista – Taboão. Com documentação e veículo em ordem, Dirce seguiu viagem. Ela participou de edital para trabalhar no setor de transporte de crianças em 2010 e só foi chamada em abril deste ano.

Dirce conta que trabalhar com transporte de crianças era um sonho que tinha e que só agora conseguiu realizar. “Eu bato palmas para o serviço de fiscalização, pois mantenho tudo em ordem para trabalhar, e acho que todos têm que fazer o mesmo”, comentou.

Segurança – Para evitar contratar transporte clandestino, os pais podem pesquisar no site www.diadema.sp.gov.br (condutores do transporte escolar), que divulga os nomes dos permissionários e demais informações. Consultas também podem ser feitas pelo telefone 118.

Entre as exigências para ser um condutor de escolares estão obter o Certificado Autorizativo de Transporte de Escolares em Diadema (CATE), ter o veículo aprovado em vistorias municipais e de outros órgãos e estar regularizado com as obrigações e documentações. O serviço é regido pelo Código de Trânsito Brasileiro e Lei Municipal 2923/2009. 

É possível obter a certificação por meio de transferência ou por meio de edital de chamamento.

A Secretaria de Transportes está fazendo levantamento para saber se existe carência de vagas no transporte escolar e se haverá necessidade de edital para a escolha de novos interessados.

Compartilhar:
1
Crédito:Mauro Pedroso
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 23/08/2013 06:08
  • Alterado:23/08/2013 18:08
  • Autor: Ana Maria Machado
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados