DAE/SCS apresenta plano de gestão de resíduos ao Ciesp
Em encontro com empresários associados ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul apresentou os detalhes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que foi concluído em abril deste ano, visando o desenvolvimento sustentável e o atendimento à […]
- Data: 22/08/2013 17:08
- Alterado: 22/08/2013 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: DAE - SCS
A Turismo Nacional deu um verdadeiro show neste fim de semana em Goiânia
Crédito:
Em encontro com empresários associados ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul apresentou os detalhes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que foi concluído em abril deste ano, visando o desenvolvimento sustentável e o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A reunião ocorreu, na última terça-feira (20/8), na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi) da cidade.
A responsável da Divisão de Resíduos Sólidos da autarquia, engenheira Vitoria Garcia, destacou que a responsabilidade compartilhada é o ponto principal da legislação federal, que determina o papel de todos no processo. “Trata-se de uma nova cultura para que São Caetano possa se adequar como um todo. Para isso, nós estamos reestruturando o sistema público e, sobretudo, divulgando as informações e prestando o apoio necessário para alcançarmos os desafios previstos no PMGIRS”, explicou.
A PNRS (Lei 12.305/10) prevê a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e destinação final adequada dos resíduos. Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal, metropolitano e municipal; além de impor que os particulares (comércios, empresas, indústrias e os munícipes de maneira geral) elaborem os seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
O vice-diretor da regional do Ciesp de São Caetano, William Pesinato, avaliou que o tema é de extrema importância para a entidade e para que as indústrias do município possam se ajustar e colaborar com o andamento do plano. “A discussão foi de grande valia para compreendermos as necessidades do Poder Público e do nosso setor”, concluiu.