Pio Mielo sugere ação forte de saúde e pede mutirão emergencial
Atento às demandas dos moradores de São Caetano do Sul, o vereador Professor Pio Mielo (PT) encaminhou ao prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) vários projetos relacionados à área de saúde, principalmente, de medidas emergenciais para melhorar o segmento. Última indicação apresentada pelo parlamentar pede um grande mutirão de saúde pública, para liquidar demandas pendentes de problemas […]
- Data: 21/08/2013 12:08
- Alterado: 21/08/2013 12:08
- Autor: Redação
- Fonte: InComum
Crédito:
Atento às demandas dos moradores de São Caetano do Sul, o vereador Professor Pio Mielo (PT) encaminhou ao prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) vários projetos relacionados à área de saúde, principalmente, de medidas emergenciais para melhorar o segmento. Última indicação apresentada pelo parlamentar pede um grande mutirão de saúde pública, para liquidar demandas pendentes de problemas urgentes.
“Desde o início do ano, temos recebido muitas reclamações de demora no agendamento de consultas e exames, atendimento e serviços. A saúde é bem de valor inestimável. Atendimento em tempo hábil e condições ideais são nossas prioridades, independente de quem precise ou do local em que a emergência ocorra”, afirma Pio Mielo.
Entre as ações propostas, o vereador pleiteia a ampliação da distribuição de medicamentos de uso contínuo e um processo mais ágil para obter remédios de alto custo, um credenciamento com clínicas e laboratórios, a fim de agilizar a demanda dos pacientes, dos exames prescritos e minimizar o tempo de espera, garantindo o tratamento de diversas patologias em tempo hábil, além de integração simultânea e virtual entre as Unidades Básicas de Saúde do município (UBS), para potencializar o atendimento, o agendamento de exames e outros procedimentos na Saúde Pública de São Caetano do Sul.
Mielo ainda explica que os equipamentos estaduais de saúde, como Serraria, Nardini, Mário Covas e Clínicas de São Bernardo, sofrem resistência de pacientes da cidade, que não buscam auxílio em outras bases porque preferem estar próximos de suas residências. Segundo ele, entretanto, há solução para este problema. “Temos espaços enormes em nossa cidade, mas não conseguimos, ainda, dotá-los de força para atendimento, como o arrendamento do Hospital São Caetano, que não está em sua totalidade voltado ao atendimento clínico para a população”, ressalta. “Reativá-lo com um plano forte de atendimento hospitalar daria conta de grande parte de nossa demanda”, completa Pio.
SALÁRIO E PLANO DE CARREIRA
Outro ponto citado pelo vereador são as desistências de médicos em prestar serviço em São Caetano, devido aos baixos salários que os últimos concursos públicos registraram e a falta de fidelidade dos médicos e outros profissionais com os interesses da cidade, como no Programa Saúde da Família (PSF), que atende em casa e cria empatia com o paciente e seus próximos.
Segundo Pio Mielo, parte disso é resultado da falta de salário digno e plano de carreira eficiente e de qualidade. “É preciso aumentar o PSF. É preciso fazer com que médicos permaneçam em forte atuação na cidade, que tenhamos mais leitos, melhores condições de atendimento, para serem mais rápidos em consultas e exames. E isso, com certeza, será resultado de salário de qualidade e plano de carreira digno”, destaca.
Mielo afirma estar ciente das inúmeras dificuldades financeiras que a cidade enfrenta e reconhece o esforço que está sendo feito para sanar tais questões. “Nosso pronto socorro central (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin) parece ter entrado nos eixos. Pelo menos, vários amigos têm me informado sobre os bons e rápidos atendimentos. Mas, precisamos evoluir também nas outras demandas, como, por exemplo, na distribuição mais rápida de remédios de alto custo”, finaliza o vereador.
As proposituras já foram protocoladas na Câmara Municipal de São Caetano do Sul e encaminhadas ao executivo, para avaliação e providências.