Mães e pacientes do GRAACC aprendem a fazer cachecol sem agulhas
Método artesanal permite confeccionar cachecóis somente com o uso dos dedos das mãos
- Data: 16/08/2013 12:08
- Alterado: 16/08/2013 12:08
- Autor: Redação
- Fonte: Lide
Crédito:
Entre os diversos trabalhos lúdicos e culturais desenvolvidos na Brinquedoteca Terapêutica Seninha, do Hospital do GRAACC, as atividades artesanais vêm ganhando grande destaque entre as mães, pacientes e familiares. Ao longo do inverno, as voluntárias do espaço se preparam para ensinar a confecção de um dos itens mais importantes para se ter no guarda-roupa nesse época do ano: o cachecol.
O maior diferencial do cachecol preparado por elas é o material, composto de apenas um elemento, a lã. A técnica, que teve início no hospital há cerca de seis anos, permite produzir um cachecol por inteiro usando apenas os dedos das mãos.
Todo o material produzido pela voluntárias, mães e pacientes na brinquedoteca é colocado à venda no bazar do próprio espaço e o valor arrecadado é destinado ao hospital, para compra de medicamentos e suprimentos.
A voluntária Corine Goldenberg, formada em artes plásticas, afirma que o método pode ser ensinado e feito por pessoas de qualquer idade. “É muito fácil e rápido. Com alguma prática é possível terminar o cachecol em 30 minutos, mas de maneira geral as pessoas levam de uma à duas horas para finalizá-lo”, explica.
O acabamento do cachecol se assemelha muito ao de um tear e o acessório tem feito muito sucesso no hospital. “É importante aproveitarmos essa época do ano em que os cachecóis passam a ser mais usados. Além disso, a prática pode se tornar uma fonte de renda para a família”, diz Corine.
Ainda é possível incrementar a peça com aplicações e uso de vários tipos de lã. “O trabalho distrai é agradável, fácil e muito acessível. Vale a pena aprender”, afirma.