GCM de São Caetano recebe o curso “Guardiões da Terceira Idade”
Terceira Idade promove curso de capacitação para guardas civis municipais objetivando compreender o perfil da população idosa e traçar estratégias para melhor atende-los
- Data: 14/08/2013 17:08
- Alterado: 14/08/2013 17:08
- Autor: Mayra Monteiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Teve início nesta quarta-feira (14/8), no Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) João Nicolau Braido, em São Caetano do Sul, o curso de formação “Guardiões da Terceira Idade”. Com a presença de mais de 30 guardas civis municipais (GCMs), a capacitação é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria Municipal da Terceira Idade, a Secretaria de Segurança sancaetanense e a Guarda Civil Municipal.
Para Áurea Soares Barroso, coordenadora da Terceira Idade do município, a formação tem como objetivo compreender o perfil da população idosa e traçar estratégias para melhor atender a esse público. “Queremos que todos os GCMs passem por esse curso e sejam agentes na proteção e defesa dos direitos dos idosos”, esclareceu.
Segundo Áurea, São Caetano proporciona uma série de atividades para a população com mais de 50 anos e, por conta disso, é o município mais longevo do Brasil (expectativa de vida de 78,2 anos). “A longevidade vista no município justifica a necessidade de uma iniciativa como essa, já que os GCMs encontram idosos por toda a cidade, o tempo todo. Eles são a maioria aqui. Precisamos que os profissionais tenham um olhar atento para esse público e estejam preparados para atender, identificar e encaminhar os idosos em todos os casos”, pontuou.
O comandante da GCM, Carlos Augusto Almeida da Silva, acompanhou o início das aulas e antecipou algumas ações previstas para o próximo ano. “É muito importante que os guardas passem por essa capacitação e estejam preparados para atender adequadamente o pessoal da terceira idade”, disse. “Implantaremos um grupo de apoio específico para a população idosa, com intuito de aumentar a aproximação entre a GCM e os munícipes, inclusive com atenção especial para os CISEs”, revelou.
Presentes na aula inicial, a chefe de Gabinete de Instruções da GCM, Patrícia Cândido, e Nicomedes Nogueira Júnior, coordenador técnico de instrução, parabenizaram o programa “Guardiões da Terceira Idade”. “Para nós, é uma honra participar dessa ação e dar nossa contribuição à cidade”, discursou a guarda. “Todos nós temos idosos na família e sabemos o quanto é importante trata-los com respeito”, acrescentou Nogueira.
CONTEÚDO – Durante a semana de capacitação, os GCMs participarão de aulas que tratam do processo de envelhecimento e velhice, violência contra o idoso, rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, saúde na terceira idade – com enfoque nos aspectos nutricionais, psicológicos e fisioterapêuticos -, comunicação e assistência social. “Vamos estreitar o vínculo entre os guardas e a terceira idade, uma vez que os idosos valorizam o trabalho desenvolvido na área de segurança e serão agradecidos pela atenção dada a eles”, destacou Áurea.